Exposição "Comum lugar" reúne obras de 15 artistas na Galeria Nívea Bracher
Mostra abre nesta quinta-feira (11) e segue até 4 de janeiro no Mercado Municipal, em Juiz de Fora.
A Galeria Nívea Bracher, no segundo piso do Mercado Cultural AICE (Mercado Municipal), abre nesta quinta-feira (11) a exposição “Comum lugar”. A mostra reúne 24 obras de 15 artistas e apresenta trabalhos em diferentes linguagens, como escultura, gravura, cianotipia e fotolivro. A abertura está marcada para as 19h, e a visitação segue até 4 de janeiro.
O título propõe uma inversão da expressão “lugar-comum”, tradicionalmente associada ao banal, para discutir o “comum” como parte estruturante da vida cotidiana e como espaço de convivência e coletividade. A perspectiva se reflete na seleção das obras e no conceito da exposição, que explora o cotidiano como matéria sensível e estética.
Participam da mostra Antonio Policarpo, Fabrício Carvalho, Guilherme Duarte, Hermenegildo Giovannoni, Isabela Fonseca, Julia Ciampi & Tiago Lima, Letícia Bertagna, Letícia Naves, Mônica Coster, Pedro Câmara, Ricardo Cristofaro, Rodrigo Pedretti, Thales Godoi e Túlio Costa. O grupo reúne graduandos, pós-graduandos, docentes e um técnico do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Com curadoria da professora e artista Mônica Coster, a exposição apresenta trabalhos desenvolvidos em diálogo com o cotidiano dos ateliês do Instituto de Artes, reunindo práticas distintas em um mesmo espaço expositivo.