Cineclube realiza sessão especial em Juiz de Fora em homenagem aos 100 anos de Frantz Fanon
Exibição ocorre no dia 19 de janeiro, no Centro de Preservação da Memória Negra, com entrada gratuita.
O cineclube CineFanon promove, na próxima segunda-feira (19), às 19h, uma sessão especial em Juiz de Fora em referência ao centenário de nascimento do pensador Frantz Fanon (1925–1961). A atividade será realizada no Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região, localizado no Paço Municipal, na Avenida Rio Branco, nº 2234. A entrada é gratuita.
Na ocasião, será exibido o documentário “Fanon ontem, hoje” (2018), dirigido por Hassane Mezine, com duração de 87 minutos. O filme aborda a permanência do pensamento e da atuação de Fanon em diferentes contextos contemporâneos, a partir de depoimentos e registros em diversos territórios.
Após a exibição, está previsto um debate mediado pelo presidente da Associação Cultural CineFanon, Ugo Soares, com a participação de convidados. Entre eles estão Mariana Gino, doutora em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Eduardo Crochet, historiador e filósofo, e Alexandre José Cadilhe, doutor em Estudos da Linguagem e diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A sessão integra a programação regular do cineclube, que realiza encontros mensais com exibição de filmes seguida de debate. De acordo com a organização, a seleção das obras é feita por um conselho curatorial, com foco em produções relacionadas a temas como direitos humanos, identidade, territorialidade, cultura negra e geopolítica.
O CineFanon passou a realizar suas atividades no Centro de Preservação da Memória Negra e mantém programação aberta ao público, sem cobrança de ingresso. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a programação das próximas sessões.