Jogador inglês diz que sofreu ofensas racistas de torcedor do próprio time
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O atacante inglês Troy Deeney, do Birmingham, alega ter sofrido ofensas racistas de um torcedor do próprio time. O episódio teria acontecido nesta terça-feira (14), após a derrota para o Cardiff City em casa.
O capitão do Birmingham postou um texto nas redes sociais nesta quarta-feira (15), repudiando o ataque racista.
"17 anos nesse jogo, eu desenvolvi o que considero uma casca forte. Eu aceito críticas e xingamentos melhor do que a maioria, mas uma coisa que me recuso a aceitar é abuso racial, e pela primeira vez na minha carreira foi feito por um indivíduo torcendo pelo meur próprio time", escreveu o atacante.
Segundo o próprio jogador, alguns torcedores notaram a ofensa e reportaram ao clube. Deeney agradeceu a essas pessoas.
"E para qualquer um que acha que a campanha que eu e outros têm feito nos últimos anos sobre racismo é sem sentido ou uma distração... Peço que você tente entender que ser abusado por algo que você não tem controle é um sentimento que NINGUÉM deveria ser sujeito", afirmou.
BIRMINGHAM SE PRONUNCIOU SOBRE O CASO
O Birmingham publicou uma nota oficial nesta quarta-feira. O clube sabe de qual setor do estádio veio a ofensa, e conta com o depoimento de outros torcedores.
"Esse incidente foi referido às autoridades relevantes e o clube irá auxiliar na investigação", afirma a nota oficial do Birmingham
A instituição manifestou apoio a Deeney e afirmou que não fará comentários adicionais no momento.
GOLEIRO DO TIME FOI ALVO DE RACISMO RECENTEMENTE
Em janeiro, o jogador Neil Etheridge alega ter sofrido ofensas racistas por parte de torcedores do Blackburn, em partida da Copa da Inglaterra. O goleiro avisou o árbitro da partida imediatamente.
Deeney citou o caso de racismo que Etheridge sofreu em seu texto: "É outro episódio da falta de educação e, sinceramente, de respeito que certos torcedores de futebol mostram nesse país".
De acordo com o Blackburn, um garoto de 15 anos é suspeito das alegações. O caso foi transferido para a equipe responsável por lidar com jovens infratores.