Tupi vence o União Luziense e garante a classificação para o Hexagonal final do Campeonato Mineiro
Galo Carijó finalizou a primeira fase invicto, na liderança do grupo e com a seguna melhor campanha da competição.
O Tupi garantiu neste sábado (11) sua classificação para o Hexagonal Final da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro ao vencer o União Luziense por 2 a 1, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. Com o resultado, o Galo Carijó terminou a primeira fase invicto, na liderança do Grupo A e com a segunda melhor campanha geral da competição.
Os gols do Tupi foram marcados por Gustavo, artilheiro da equipe com três gols ao lado de Pablo Schimaltz, e Lucas Inácio. Miguel descontou para o União Luziense. O confronto contou com a presença de 1.398 torcedores, o maior público da competição até aqui.
A partida começou equilibrada, com o União Luziense tendo a primeira chance clara de abrir o placar, mas parando na defesa carijó. Com o passar do tempo, o Tupi passou a dominar as ações ofensivas, criando mais oportunidades e finalizando com perigo. A recompensa veio aos 43 minutos do primeiro tempo, quando Gustavo abriu o placar, dando mais tranquilidade à equipe da casa.
Na segunda etapa, o Galo ampliou aos 19 minutos, com Lucas Inácio, mas o adversário descontou logo em seguida, com Miguel. Apesar do gol sofrido, o Tupi manteve o controle do jogo e confirmou a vitória que carimbou a classificação.
Após o apito final, Lucas Inácio comemorou o bom momento e o gol que garantiu a liderança do grupo.
“Eu estou muito feliz com o gol e com a classificação. A gente trabalhou muito para chegar nesse momento e agora vamos trabalhar mais ainda para conseguir o acesso”, afirmou o atleta.
Autor do primeiro gol e artilheiro da equipe, Gustavo destacou a boa fase pessoal e o comprometimento coletivo.
“Fui feliz por fazer esses três gols. Deus está me contemplando, contemplando o meu trabalho com o grupo durante a semana. Só tenho a agradecer a Deus e vamos manter o foco na sequência final, em busca do título”, disse o jogador.
O técnico Raphael Miranda avaliou a atuação e destacou o domínio do Tupi durante a partida.
“Foi uma classificação suada pelo placar, mas não pelo controle do jogo. O jogo ficou equilibrado apenas nos 20 minutos iniciais do primeiro tempo. Depois disso, tivemos o controle total, jogamos praticamente o tempo todo no campo deles. Criamos chances para fazer um placar melhor ainda”, afirmou o treinador.
Ele também exaltou o desempenho da equipe na campanha e projetou a nova fase:
“Terminar invicto em uma chave tão pesada quanto a nossa e ainda na liderança não é fácil. Esse grupo é muito merecedor do que vem conquistando. Agora é descansar e começar do zero novamente nessa nova etapa”, completou.
Miranda explicou ainda que a ansiedade e as condições do tempo influenciaram o início mais lento da equipe.
“Acho que a ansiedade do início e a chuva nos deixaram um pouco preocupados, mas depois a equipe se concentrou no jogo e fez uma grande partida”, comentou.
O treinador também avaliou a chegada dos reforços Paulo Vítor e Figueiredo, que foram titulares, e destacou a importância de fortalecer o elenco para o Hexagonal:
“São dois atletas que já estavam no nosso radar. Conseguimos trazê-los na reta final, e já mostraram sua qualidade. No Hexagonal, só o time titular não consegue nada, precisamos de um elenco forte, e estamos montando isso com cuidado".
Sobre a parceria com o auxiliar técnico José Luiz Peixoto, oZé Luiz, ex-goleiro do clube, Raphael destacou o papel fundamental do experiente profissional.
“O Zé é uma lenda do clube e da cidade. Ele me ajuda muito a entender o Tupi, os bastidores e os detalhes da competição. É uma peça fundamental no nosso dia a dia”, disse.
Mesmo com a melhor campanha do grupo, o treinador reconhece que a equipe precisa evoluir defensivamente.
“Nosso modelo é ofensivo, jogamos para cima o tempo todo. Mas alguns gols sofridos me incomodam, e vamos corrigir. É difícil fazer gol, então temos que minimizar os que tomamos”, finalizou.
Com o resultado, Tupi, Coimbra e Novo Esporte se classificaram pelo Grupo A. No Grupo B, os classificados foram Boa Esporte, Paracatu e Essube.
O Tupi volta a campo no fim de outubro, quando começa a disputa do Hexagonal Final, fase que definirá os dois clubes que conquistarão o acesso ao Módulo II do Campeonato Mineiro de 2026.
