Irã contabiliza 1.045 mortes em ataques de EUA e Israel

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O governo do Irã divulgou nesta quarta-feira (4) um número consolidado de mortes no conflito, totalizando 1.045 vítimas desde sábado (28). O número é similar ao contabilizado pela ONG Hrana (Human Rights News Agency), de 1.097 mortes.

Já o Crescente Vermelho ainda não atualizou sua contagem, que estava em 787 mortos no início de terça-feira (3).

Em janeiro, quando a teocracia reprimiu violentamente os protestos contra o governo, as contas oficiais e as da organização de direitos humanos divergiam na casa dos milhares.

Segundo dados da Hrana divulgados nesta terça-feira (3), durante os quatro primeiros dias de conflito foram mortas 181 crianças. Ainda estão sob investigação e verificação 880 relatos de mortes, e há 5.402 feridos.

De acordo com a ONG, nas últimas 24h houve danos a um hospital e a um hospital de campanha próximos à fronteira com o Iraque, a uma rádio em Dezul e à Universidade Imam Hosseini, em Teerã.

A guerra entre Estados Unidos e Israel contra o Irã entrou em seu quinto dia, sem perspectiva de chegar ao fim. Nesta quarta, as forças israelenses atacaram o Líbano, matando quatro civis e atingindo um hotel nos arredores de Beirute.

Enquanto isso, paira a expectativa sobre a eleição de um novo líder supremo para substituir o aiatolá Ali Khamenei, morto em um ataque israelense no primeiro dia da guerra. As apostas estão no filho de Khamenei, Mojtaba, um clérigo linha-dura que trabalhava nos bastidores do governo do pai.