Sem citar Flávio Bolsonaro, Zema diz a prefeitos que é preciso ter credibilidade para liderar o país
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - Sem citar diretamente Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o pré-candidato à Presidência Romeu Zema (Novo) afirmou nesta quarta-feira (20) que governar e "mudar o Brasil" exige credibilidade, na esteira da crise que afeta a campanha do bolsonarista após a revelação de contatos do senador com o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro.
"Prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras: governar, vocês sabem, exige coragem, mas exige, principalmente, credibilidade. Quem quer mudar o Brasil precisa, acima de tudo, ter credibilidade. Credibilidade para liderar, para unir, para tomar decisões difíceis", afirmou o ex-governador mineiro.
Zema falou a uma plateia de dezenas de prefeitos e gestores municipais durante a 27ª Marcha dos Prefeitos, evento organizado pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios) anualmente em Brasília. Na terça (19), Flávio também participou de debate.
Rivais na corrida ao Palácio do Planalto, Flávio e Zema se afastaram após, na semana passada, o ex-governador classificar como "imperdoável" a negociação do senador com Vorcaro para o filme "Dark Horse", sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), revelada pelo site The Intercept Brasil.
Na ocasião, em vídeo publicado nas redes sociais, o pré-candidato do Novo afirmou que "não adianta nada criticar as práticas de Lula e do PT e fazer a mesma coisa".
"Flávio Bolsonaro, ouvir você cobrando dinheiro do Vorcaro é imperdoável", acrescentou.
Em resposta, o senador criticou Zema e disse que o mineiro foi "precipitado" e "se equivocou". "Ele [Zema] é novo na política e precisa entender que tem a grande responsabilidade de ajudar os brasileiros a se livrarem do PT. Eu merecia, pelo menos, o benefício da dúvida da parte dele após meus esclarecimentos. Ele se equivocou em se antecipar e me pré-condenar, eu jamais faria isso com ele", declarou.
Na terça, Flávio Bolsonaro também confirmou que visitou Daniel Vorcaro depois da primeira prisão do ex-banqueiro, no fim de 2025. Mais cedo, ele se reuniu com as bancadas do PL na Câmara e no Senado para dar explicações sobre o escândalo.
O senador pediu dinheiro a Vorcaro para financiar o filme sobre seu pai. O ex-banqueiro chegou a pagar R$ 61 milhões para a produção. Desde então, Flávio vem tentando conter os danos para a pré-campanha à Presidência e enfrenta uma crise de confiança entre aliados.
Segundo a coluna Painel, aliados de Zema dizem que o recado foi dado: a candidatura à Presidência não tem mais volta e o vídeo confirmou que ele não cogitava ser eventual vice de Flávio.