Homem é preso por injúria racial em Muriaé no Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial

Motorista de aplicativo ofendeu frentista em razão da cor da pele

Por Redação

Viatura da Polícia Civil

Um homem de 61 anos, foi preso em flagrante pelo crime de injúria racial, na manhã dessa terça-feira (21), no Centro de Muriaé, dia em que é celebrado o “Dia Internacional de Combate a Discriminação Racial”.


Segundo a Polícia Civil, um funcionário do posto de combustível acionou a Polícia Militar para denunciar a ação do suspeito. Durante uma discussão pela demora no atendimento, um motorista de aplicativo teria ofendido o frentista com palavras injuriosas relacionadas a cor de sua pele.


O delegado Tayrony Espíndola, da 4ª Delegacia Regional em Muriaé, unidade pertencente ao 4º Departamento de Polícia Civil de Minas Gerais, analisou o caso e entendeu que estavam presentes os requisitos para a prisão em flagrante do suspeito. "A partir do depoimento da vítima e das testemunhas foi possível confirmar da prática do crime de injúria racial, previsto no art. 2º-A, da Lei 7.716/89, que não comporta fiança pela autoridade policial. Por isso o suspeito foi autuado e encaminhado ao sistema prisional", explicou o delegado.


O delegado ainda detalhou que, pela nova regra estabelecida na recente Lei 14.532 de 11 de janeiro de 2023, a injúria racial é punida com pena que varia de dois a cinco anos de prisão, podendo aumentar quando o crime é praticado por duas ou mais pessoas.