Leilão da concessão da BR-040/495 entre MG e RJ acontece nesta quarta-feira com previsão de R$ 8,8 bilhões em investimentos
Trecho entre Juiz de Fora (MG) e Rio de Janeiro (RJ) terá duplicações, novas faixas e melhorias na Serra de Petrópolis, com concessão definida pelo maior desconto na tarifa de pedágio.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes realizam, nesta quarta-feira (30), o leilão de concessão do trecho da BR-040/495/MG/RJ, entre Juiz de Fora e o Rio de Janeiro. O evento será às 14h, na sede da B3, em São Paulo, e envolve um total de 218,9 quilômetros de rodovia.
O projeto prevê mais de R$ 8,8 bilhões em investimentos em infraestrutura rodoviária, com destaque para a duplicação de pistas, criação de faixas adicionais e a conclusão da nova subida da Serra de Petrópolis – uma das regiões mais críticas em termos de mobilidade e segurança viária.
O modelo adotado para a licitação será o de maior desconto na tarifa de pedágio em relação ao valor base estabelecido em edital. O limite máximo de desconto permitido sem exigência de contrapartida financeira é de 18%. Caso o desconto proposto por alguma concorrente ultrapasse esse percentual, será necessário um aporte financeiro adicional proporcional para garantir a execução integral das obras.