Acampamento de caça e pesca ilegais é desmantelado em Leopoldina
Operação flagra grupo armado com armadilhas, munições e redes de pesca em propriedade rural; nove pessoas foram presas.
Uma operação deflagrada pela Polícia Militar nesta quinta-feira (22) resultou na prisão de nove pessoas envolvidas em caça ilegal e pesca predatória em uma área de mata no município de Leopoldina, Zona da Mata mineira. A ação foi realizada após denúncias anônimas apontarem a presença de um acampamento com uso de armas de fogo, armadilhas e cães.
A operação teve início por volta das 9h, quando os policiais localizaram o acampamento e abordaram cinco homens, com idades entre 26 e 52 anos. No local, foram identificados veículos como Fiat Strada, VW Gol, e um reboque, todos ligados aos envolvidos.
Durante a abordagem, chegou um sexto homem, de 66 anos, em uma motocicleta Honda Bros. Ele afirmou estar acampando com o grupo e que havia organizado a atividade junto com seu filho, de 24 anos.
Posteriormente, outros dois homens, de 24 e 29 anos, chegaram ao local em um Fiat Toro. Inicialmente, alegaram estar prestando serviços veterinários, mas, com o avanço das diligências, ficou confirmado o envolvimento de ambos na atividade ilegal. Seus pais estavam no acampamento, e havia indícios de que os dois retornavam para o local após breve ausência.
Entre os materiais apreendidos no acampamento estavam:
Um revólver calibre .22 com munição intacta;
Duas espingardas (uma calibre .22 e outra de pressão), ambas escondidas no matagal;
Diversas munições de calibres 24, 32, 63.5 e 44;
Uma armadilha para tatu;
32 redes de pesca, uma tarrafa e um jequi;
Facões, lanternas, roupas camufladas e caixas térmicas com alimentos e bebidas.
Na residência do caseiro da propriedade rural, também foram encontrados um tatu abatido, cerca de 4 kg de pescado e carne bovina armazenada.
Devido à ausência de sinal telefônico e de rádio no local, os veículos foram conduzidos ao quartel da PM em Leopoldina pelos próprios proprietários, onde foram posteriormente removidos por uma empresa de guincho.
Os nove homens foram presos em flagrante e levados para a Casa de Caridade Leopoldinense para avaliação médica.