Denúncia anônima leva à apreensão de 17 pássaros silvestres em Orizânia
Denúncia anônima resultou na apreensão de 17 aves nativas mantidas em cativeiro sem autorização, além da aplicação de multa ambiental no município.
Na última quinta-feira (11), em Orizânia, uma denúncia anônima levou à apreensão de 17 pássaros nativos da fauna silvestre, que estavam sendo mantidos em cativeiro sem as devidas autorizações. A operação, realizada pelas equipes do 1º Sgt PM Giovani, 1º Sgt PM Borges e 1º Sgt PM Novais, resultou na apreensão de 16 gaiolas e nas seguintes espécies:
- 02 Canários-da-terra (Sicalis flaveola)
- 04 Trinca-ferros (Saltator similis)
- 02 Azulões (Cyanoloxia brissonii)
- 01 Tico-tico (Zonotrichia capensis)
- 07 Coleiros (Sporophila caerulescens)
- 01 Tiziu (Volatinia jacarina)
Além disso, foi lavrado um auto de infração no valor de 5.550 UFEMGs (aproximadamente R$ 30.697,05).
O responsável pelos animais foi preso, mas após a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), foi liberado. Devido à Influenza Aviária de Alta Patogenicidade, o autor foi nomeado depositário fiel, já que a liberação imediata dos animais foi impossibilitada pelas medidas sanitárias em vigor, conforme o Memorando IEF/GCSIL nº 48/2025.