MP3

Por

MP3 - Revolu??o no som

10/12/99

At? pouco tempo, quem desejava aumentar sua cole??o de m?sicas precisava de dinheiro para recorrer a lojas do ramo, escolher o disco e fazer a compra. Isso, agora, ? coisa do passado. Uma pequena sigla, de apenas tr?s letras, est? revolucionando o mercado e assustando as poderosas gravadoras. O MP3 permite aos usu?rios da rede ter acesso a m?sicas, na maior parte das vezes sem qualquer custo, e reproduzi-las em computadores pessoais. A nova tecnologia j? ? uma coqueluche entre os internautas. A inova??o amea?a acabar com o CD e com o controle de algumas empresas sobre a produ??o de compositores e int?rpretes.


Fique por dentro:

Tamanho sucesso tem f?cil explica??o. A qualidade de som do MP3 ? id?ntica ? do CD. Al?m disso, os recursos de formata??o compacta possibilitam transmiss?o, armazenamento, reprodu??o e compreens?o de som utilizando pouca mem?ria. Os programadores que bolaram o formato apagaram ru?dos que n?o s?o captados pela audi??o humana. Al?m disso, m?sicos iniciantes, que ainda n?o encontraram espa?o nas grandes gravadoras, t?m oportunidade de mostrar trabalho para um p?blico antes impens?vel. A Recordig Industry Association of America ( RIAA), que representa cerca de 350 gravadoras dos Estados Unidos, j? promete um contra-ataque e amea?a criar um padr?o para impedir a pirataria.

Nem tudo ? maravilha, no entanto, no mundo MP3. Encontrar algumas m?sicas, ou enviar outras, pode ser um verdadeiro exerc?cio de paci?ncia. Al?m disso, muitos sites funcionam na base da troca: ? preciso enviar som para ter o direito de c?pia. Para quem quer se aventurar por esse universo, o n?mero de op?es ? gigantesco. Para come?ar ? preciso ter um programa. A maioria possui in?meros recursos e ? f?cil de tocar, com uma estrutura semelhante a um aparelho de som tradicional. Depois, ? hora de partir para copiar as m?sicas na rede. A maioria dos sites que oferecem can?es no formato compacto ? de bandas independentes que divulgam seu trabalho de gra?a na rede. Escolha a m?sica e fa?a o download. A partir da?, ? s? abrir o arquivo e se divertir.


Participe!

Você utiliza a tecnologia MP3 para ouvir músicas?
      Sim
      Não
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do JF Service.

Colabora??o:
Bruno Denis Lima,
estudante do 6? per?odo
da Faculdade de Comunica??o
Social da UFJF.