Balada particular pode integrar vários ambientes em um s? espa?o

Por

Balada particular pode integrar vários ambientes em um só espaço Ter uma boate em casa é ideal para quem não gosta de enfrentar filas, trânsito e engarrafamentos, mas aprecia receber familiares e amigos

Aline Furtado
Repórter
25/11/2011

Para quem gosta de curtir uma balada, mas acaba desanimando por causa de filas, trânsito e engarrafamentos, a dica é criar, em casa, uma boate. O ambiente é ideal para quem gosta de dançar e curtir com os amigos, mas prioriza o conforto, assim como a privacidade.

"O ambiente é capaz de integrar várias funções, não sendo usado apenas como pista de dança, mas também para degustação de vinhos e para assistir a jogos de futebol", afirma a decoradora, Klazina Norden.

Ela destaca que a construção de boates em casa é muito procurada por casais com filhos que não têm muita disponibilidade de sair de casa, mas gostam de receber amigos. "Trata-se de um excelente espaço para convivência com amigos e mesmo familiar."

No entanto, para quem pretende ter uma área destinada à balada em casa, é fundamental que o espaço da residência seja amplo e arejado, que permita a circulação de ar e de pessoas, justamente por se tratar de uma área de convivência. "Atualmente, é comum que as construtoras incorporem esta área ao projeto de edifícios."

Como se trata de um ambiente onde o som é constante e pode ser usado em alto volume, a dica é cuidar bem do sistema acústico, a fim de não incomodar os vizinhos ou pessoas da própria casa que não queiram participar de algum evento. Entre os materiais indicados para abafar o som estão tecidos, carpetes e cortiça, que servem para revestir as paredes, além de vidros especiais para as janelas.

Para compor o ambiente, podem ser usados sofás ou cadeiras mais baixas, que dão ar de aconchego, além de luzes, globos e telões. "É possível criar lounges, o que costuma agradar muito aos jovens e adolescentes", destaca Klazina. Com relação às cores usadas, ela lembra que a escolha varia conforme o gosto do proprietário, mas afirma que as cores mais escuras são as mais usadas, como preto e vermelho. "Tons mais escuros podem ressaltar luzes neon, por exemplo."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken