Plano de Atendimento para o Pevãodo Chuvoso pretende reduzir impactos das tempestades no sistema el?trico

Por

Quarta-feira, 3 de novembro de 2010, atualizada às 18h30

Plano de Atendimento para o Período Chuvoso pretende reduzir impactos das tempestades no sistema elétrico

Aline Furtado
Repórter

Com a aproximação do período chuvoso e com base na expectativa meteorológica, que prevê a ocorrência de tempestades severas e a incidência de raios acima da média normal, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou, nesta quarta-feira, 3 de novembro, as medidas e os investimentos, a fim de minimizar os efeitos da chuva no sistema elétrico.

O Plano de Atendimento para o Período Chuvoso para região da Mantiqueira, da qual fazem parte Juiz de Fora e mais 109 municípios, inclui investimentos em ações preventivas da ordem de R$ 28,9 milhões, que serão destinados à melhoria e à manutenção da rede de distribuição.

"Para Juiz de Fora, incluindo as zonas urbana e rural, serão destinados R$ 4 milhões", afirma o gerente de Serviços de Distribuição de Juiz de Fora, Carlos Alberto Coelho. A intenção é reduzir o número de interrupções de energia e restabelecer o fornecimento em menor tempo, para evitar transtornos à população e também às empresas. Parte dos investimentos será destinada à aquisição de um radar meteorológico, que permite mais exatidão nas previsões. Além disso, o montante engloba a reforma da capacidade instalada, a automação, a poda de árvores e a manutenção de estruturas.

Segundo o técnico de Planejamento Operacional do Sistema Elétrico, Kelson Marconi Carvalho, as áreas mais sujeitas a serem atingidas por descargas elétricas são aquelas localizadas na zona rural e em locais elevados. "O fato de a área ser descoberta, não ter muitos edifícios e as construções serem mais baixas que a rede elétrica facilita a ocorrência de descargas e, consequentemente, a interrupção de energia elétrica, visto que o sistema para a transmissão, a fim de evitar danos maiores."

Além disso, Carvalho explica que as comunidades localizadas longe das subestações estão mais sujeitas a serem atingidas, visto que nestes locais não há presença do para-raios. Em Juiz de Fora, existem três subestações de grande porte, localizadas nos bairros Barbosa Lage, Megiolário e no Guaruá (ver mapas), além de três subestações compartilhadas com as usinas de Marmelos, Joazal e Paciência. "Em 2012, uma nova subestação deverá ser construída na região alta da cidade, assim, conseguirmos fechar as extremidades da cidade", destaca Carvalho.

Cuidados

Coelho lembra que alguns cuidados por parte dos clientes são fundamentais. "Em casos de tempestades, pode acontecer de cabos serem partidos e caírem pelo chão. As pessoas não devem se aproximar deles porque, ainda que a transmissão da energia tenha sido interrompida, pode haver carga vindo de algum ponto, seja interno ou externo. É importante manter distância de árvores e estruturas metálicas."

O gerente explica que raios podem ocorrer em duas direções, no sentido nuvem-terra e no sentido inverso. "As descargas da terra para as nuvens são mais intensas do que as descargas registradas no sentido contrário."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken