• Assinantes
  • Autenticação
  • Negócios

    UFJF incentiva funcionamento de "Empresa Júnior"

    Conheça o trabalho da CAMPE, Empresa Júnior da UFJF

    Espalhadas pelo mundo, as Empresas Juniores são hoje um segmento econômico que vêm crescendo. Em Juiz de Fora, a CAMPE - Consultoria e Assessoria a Médias e Pequenas Empresas - funciona desde 1992 como Empresa Júnior da Faculdade de Economia e Administração (FEA) da UFJF. A CAMPE presta serviços de consultoria administrativa a empresas e novos empreendedores, é gerida por alunos de graduação dos cursos de Administração e Economia, e recebe o apoio e orientação de profissionais qualificados.

    A CAMPE recebeu, em 1996, o Prêmio Empresa Júnior, na Área de Negócios. De acordo com os coordenadores, a empresa tem se caracterizado como uma das melhores do ramo de negócios no estado de Minas Gerais por sua estrutura enxuta.

    Em Juiz de Fora, a CAMPE tem clientes como o “Grupo Paraibuna Papéis S/A”, o “SEBRAE-MG”, a “Associação dos Lojistas do Santa Cruz Shopping”, e a “Faculdade de Educação Física da UFJF”. O diretor presidente da CAMPE é José Vicente Ambrósio de Melo. A Empresa Júnior conta hoje com 15 membros trabalhando na gerência de qualidade e nos departamentos de marketing, finanças e recursos humanos. O grupo tem também 8 trainees. Os integrantes são treinados no curso de Qualidade Total para micro e pequenas empresas, ministrado pelo SEBRAE-MG.

    Movimento surgiu há 30 anos na França

    A primeira Empresa Júnior surgiu na França em 1967 como uma alternativa para as altas taxas de desemprego neste país em virtude das dificuldades enfrentadas na área econômica. Desde então, o movimento vem se difundindo e, em 1989, já atingia mais de 15.000 estudantes espalhados por mais de 100 escolas em toda a França. O processo de internacionalização ocorreu em 1986 e atualmente já existem empresas espalhadas por toda a Europa, Estados Unidos, América do Sul, Ásia e África.

    No Brasil, a idéia foi introduzida pelo Vice-Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Franco Brasileira, Sr. João Carlos Chaves. A partir de um manual intitulado Como Criar Uma Empresa Júnior, editado pela referida instituição, surgiram as Empresas Juniores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Fundação Armando Álvares Penteado, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Mackenzie, Instituto de Engenharia Mauá e Universidade de Campinas.

    Estudantes oferecem consultoria a preços reduzidos

    Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, constituída por alunos de graduação de estabelecimentos de Ensino Superior ou Técnico, que presta serviços e desenvolve projetos em sua área de atuação para empresas, órgãos governamentais e sociedade em geral.

    O mercado de atuação são micro, pequenas e médias empresas. As Empresas Juniores prestam serviços a preços reduzidos a quem não dispõe de recursos para a contratação de um consultor sênior.

    A realização de serviços em grandes organizações também acontece. Ao contratar uma Empresa Júnior para determinado serviço, uma empresa de grande porte auxilia as entidades acadêmicas na experiência prática oferecida aos alunos, da mesma forma que possibilita uma maior interação Universidade-Empresa, através da troca de tecnologias desenvolvidas pelas instituições de ensino.

    As áreas de atuação são marketing, finanças, organização e métodos, recursos humanos e orientação para financiamentos. Dentre os serviços oferecidos estão pesquisa de marketing e de mercado, levantamento e análise de custos, análise de concorrência, plano de negócio, estudo de viabilidade econômica, planejamento estratégico de marketing, assessoria de comunicação, organização e métodos, descrição e análise de cargos, treinamento de vendas, orientação para financiamentos.

    Os interessados em conhecer melhor o trabalho das Empresas Juniores e, especificamente, a atuação da CAMPE em Juiz de Fora, podem visitar a home-page http://www.pet.ufjf.br/~campe ou enviar e-mail para campe@fea.ufjf.br. Os telefones para contato são 229-3529 e 229-3528.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.