O Sol e o drama no poder de Leão
Signo do poder e da ação humana diante da juventude e da infância, Leão ocupa no Zodíaco a casa da criatividade e da afetividade
Signo do poder e da ação humana diante da juventude e da infância, Leão ocupa no Zodíaco a casa da criatividade e da afetividade. Seu elemento é o Fogo e, governado, apropriadamente pelo Sol, é o símbolo do gerador de vida e da luz.
Com a sistematização da astrologia entre os gregos Leão foi retratado na lenda de Hércules e o primeiro de seus trabalhos.
Obrigado a matar o leão de Neméia e com sua pele fazer armadura totalmente invulnerável o herói ao ferro, à pedra e ao bronze Hércules mostrou assim a força e a autoconfiança, traços típicos dos nativos do quinto signo do zodíaco.
A glória da conquista e o amor a sua mulher em Ítaca, a sedução das sereias e toda a vida de lutas e poder de Hércules inspiram o sentido de vida dos leoninos, conquistadores pelo drama e pela autoridade.
Leão é a base da vida, da reciprocidade, da jovialidade e de todo o poder da espécie humana.
No cotidiano governa o mundo das diversões, a criação nas artes, o romance real e tudo o que se relaciona aos jovens e às crianças.
É o signo do drama, do teatro, da liderança e do mando em todas as suas formas.
Período de regência astrológica padrão: de 22.07 a 22.08
Em 2025: de 10h30 de 22.07 até 17h34 de 22.08
Regente: O Sol
Elemento: Fogo
Nativo: leonino e leonina
Símbolo: O leão estilizado com sua cauda ereta
Signo oposto: Aquário
Dia da semana: Domingo – o dia do Sol
Personalidade mundial do signo: Simon Bolívar, o libertador
Personalidades de destaque no Brasil:
Aldir Blanc, compositor – Guilherme de Almeida, escritor – Marechal Deodoro da Fonseca, militar, presidente da República – Oswaldo Cruz, médico sanitarista – Carlos Cachaça, compositor, sambista – Ernesto Geisel, militar, presidente da República – Jorge Amado, escritor – Fagundes Varella, poeta – Burle Marx, paisagista e artista plástico – Zélia Gattai, memorialista e escritora – José Cândido de Carvalho, jornalista, romancista –Adoniran Barbosa, compositor e humorista – Caetano Veloso, cantor e compositor – Flávio Rangel, teatrólogo – Baden Powell, compositor –Arthur Bernardes, político e Presidente da República – Gianfrancesco Guarnieri, ator e dramaturgo – Ney Latorraca, ator – Mário Jorge Lobo Zagalo, futebolista e técnico de futebol – Gustavo Capanema, político e educador – Fernando Affonso Collor de Melo, político e Presidente da República – Clara Nunes, cantora – Oscarito, ator, artista circense e comediante – Victor Meirelles, pintor – Oswaldo Loureiro, ator – Joaquim Nabuco, político do Império – Araci de Almeida, cantora – Francisco (Chico) Alves, cantor – Josué Montello, escritor –Rui Guerra, cineasta – Nathalia Timberg, atriz – Jece Valadão, cineasta.
Personalidade – Pontos positivos
Criatividade
Generosidade
Liderança
Honradez
Responsabilidade
Ambição
Diplomacia
Capacidade de mando
Personalidade – Pontos negativos
Arrogância
O temperamento
A intolerância
Descontrole
Auto-avaliação exagerada
Volubilidade
O tipo leonino:
Permanente no centro de seu próprio mundo, carente da avaliação alheia e da aprovação para seus atos, é o dominador por excelência, o chefe nato e aquele que jamais se conforma com posições inferiores e postos menores. É o ditador descontrolado quando não sabe direcionar seu potencial. Ator e astro de tudo o que idealiza e faz, é generoso parceiro e infiel amante, pois necessita de permanente movimento e não aceita a acomodação. É o centro de atenções e um inovador e condutor de pessoas de rara capacidade. Quando provocado reage com violência e ardor.