Escorpi?es surgem em per?odo de chuvas Porteiros dos pr?dios localizados no centro da cidade, pr?ximos ao morro do Cristo, preocupam-se com o surgimento dos bichos

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
15/12/2006
Clique no ?cone ao lado para ver as dicas do veterin?rio, Jos? Geraldo. Ele ensina como voc? pode prevenir dos escorpi?es e quais os procedimentos que voc? deve tomar. Fa?a o teste e veja se voc? conhece o escorpi?o

v?deo


escorpi?o Os moradores da parte alta da Rua Floriano Peixoto, no centro, de Juiz de Fora, est?o preocupados com o surgimento dos escorpi?es no local, principalmente, dos pr?dios e casas localizados perto do Morro do Cristo.

Segundo porteiros de alguns pr?dios, entrevistados pela ACESSA.com, o aparecimento do bicho ? comum, nesta ?poca do ano.


escorpi?o O veterin?rio do Instituto de Zoonoses da prefeitura, Jos? Geraldo (foto ao lado) explica que o fen?meno ? conhecido como "desaloja??o". Quando chove muito, os escorpi?es, que vivem em pedreiras, s?o levados pela correnteza e alojam-se em lixos, entulhos, locais ?midos e escuros. A melhor medida, segundo o veterin?rio, ? a preven??o. A popula??o deve estar atenta a a?es simples e evitar ambientes favor?veis para o surgimento destes bichos dentro de suas casas. "T?m pessoas que guardam madeira, entulho e o escorpi?o precisa de um abrigo, proporcionando um ambiente agrad?vel para ele", alerta.

escorpi?o Fernando Augusto (foto ao lado), porteiro h? 15 anos, guarda todos os escorpi?es que encontra. "Sempre que vejo um, eu pego e guardo. Nessa ?poca de calor eles aparecem mais" , diz.

O porteiro conta que a mania de guardar escorpi?es serve para mostrar ao s?ndico e aos moradores do problema e tentar buscar solu?es para extermin?-los. Al?m disso, o outro motivo, segundo ele, ? simplesmente por crendice popular. "Eu coloco num vidro com ?lcool os escorpi?es e o pr?prio ?lcool serve como "rem?dio" para passar no local caso uma pessoa seja picada", diz.

Mas o veterin?rio explica que o m?todo usado por Fernando n?o resolve e o mais importante ? procurar ajuda m?dica. "N?o tem efeito nenhum, trata-se de cren?a popular somente.", diz. O ideal ? que a popula??o nestes casos, al?m de medidas preventivas, acione o Instituto de Zoonoses para verifica??o do local e contribua com medidas preventivas.

escorpi?o

Manoel Gon?alves (foto ao lado) e o zelador Jorge Roberto tamb?m afirmam que sempre v?em o bicho por l?. "Chega mais nessa ?poca de calor com a chuva, eles saem dos bueiros. Essa ?poca ? certa de aparecer, mas nunca vi ningu?m ser picado", diz Jorge.

O s?ndico de um dos pr?dios, Marco Faria, disse que com o problema os moradores j? come?aram a adotar algumas medidas como recolher mais vezes o lixo por dia, por exemplo. "O ac?mulo de lixo traz o surgimento de baratas e fazendo o recolhimento, principalmente do lixo org?nico, mais vezes espero que n?o tenhamos esse tipo de problema", ressalta.

Jos? Geraldo explica que o escorpi?o n?o procura as pessoas e s? reage a ataques. Por isso, em locais onde s?o sempre detectados, as pessoas devem bater os sapatos antes de cal??-los, ou quando colocar a m?o em determinado local como pedras ou buracos usar luvas.

Roque Pedro, de 45 anos, metal?rgico, j? foi atacado duas vezes , uma quando trabalhava em lavoura de cana outra quando mexia em algumas pedras. "Quando joguei as canas no caminh?o eu senti a picada e uma dor que n?o parava no pulso. Mas continuei trabalhando e fiquei um pouco de repouso e passei aquele ?lcool com escorpi?o. Na outra vez, eu mexia com pedras e fui atacado pelo escorpi?o marrom, foram dois que me atacaram no mesmo dedo", lembra, na ?poca crian?a com 14 anos.

Medidas preventivas
Em Juiz de Fora segundo o veterin?rio da Prefeitura, 99% dos casos de escorpi?o, referem-se aos escorpi?es amarelos. "O marrom s? foi visto uma vez", diz Jos? Geraldo. Para evitar acidentes, algumas medidas simples s?o eficazes. Um ambiente limpo ? muito importante, nas resid?ncias mais antigas, principalmente, deve-se tampar os rodap?s.

Como os escorpi?es se alimentam de insetos, principalmente baratas, a import?ncia de manter limpo o local ? fundamental para n?o atra?-los. Tampar os ralos das casas ? outra forma de evitar que eles cheguem ?s resid?ncias pelo esgoto. "Na maioria dos casos ele vai atrav?s da rede de esgoto, manter os ralos fechados, ali ? um entrada, deve-se colocar uma telinha por baixo, ou ralos de metal", diz Jos? Roberto.

As pessoas picadas devem procurar imediatamente um m?dico. "Na grande maioria dos acidentes, as pessoas ficam em observa??o e s?o liberadas em seis horas. Na maioria dos casos n?o se agrava. Geralmente, s?o os dedos do p? ou da m?o que s?o picados", conta.

Dicas importantes
  • manter limpos quintais, jardins e terrenos baldios, n?o acumulando entulho e lixo dom?stico;
  • aparar a grama dos jardins e recolher as folhas ca?das;
  • vedar soleiras de portas com saquinhos de areia ou friso de borracha, colocar telas nas janelas, vedar ralos de pia, tanque e de ch?o com tela ou v?lvula apropriada; colocar o lixo em sacos pl?sticos, que devem ser mantidos fechados para evitar o aparecimento de baratas, moscas e outros insetos, que s?o o alimento predileto de aranhas e escorpi?es;
  • examinar roupas, cal?ados, toalhas e roupas de cama antes de us?-las;
  • andar sempre cal?ado e usar luvas de raspa de couro ao trabalhar com material de constru??o, lenha, etc.

Fonte: Site Sabio

*Guilherme Oliveira ? estudante do 5? per?odo de jornalismo da UFJF