Servidores da Cesama entram em greve no dia 23 de maio

Decisão foi tomada na tarde desta quarta, durante assembleia. Antes da determinação, funcionários realizaram uma manifestação

Jorge Júnior
Repórter
16/5/2012
cesama

Os servidores da Companhia de Saneamento Municipal de Juiz de Fora (Cesama) deflagram greve a partir do próximo dia 23 de maio, quarta-feira. A decisão foi tomada durante assembleia da categoria na tarde desta quarta-feira, 16 de maio, onde cerca de 300 trabalhadores participaram do encontro, segundo o presidente do Sindicato dos Empregados nas Indústrias e Serviços de Purificação e/ou Distribuição de Água e Serviços de Esgoto de Juiz de Fora-MG (Sinágua), Ednaldo Sidclei Ladeira Ramos. Até a data, o movimento segue com a Operação Tartaruga, deflagrada na última segunda-feira, 14.

Após definida a greve, os funcionários da Cesama deslocaram até a Prefeitura de Juiz de Fora. "Conversamos com o secretário de Administração e Recursos Humanos, Vítor Valverde, e ele informou que a Prefeitura está por dentro das reivindicações da categoria, mas que tudo está sendo feito com o consentimento do prefeito." De acordo com Ramos, no dia 22, os servidores vão realizar uma tribuna livre na Câmara Municipal da cidade. "Vamos nos reunir por volta das 16h e cobrar os nossos direitos", diz.

Manifestação

Antes de os sindicalistas aprovarem a greve, na tarde desta quarta-feira, foi realizado um manifesto em frente à Câmara Municipal, onde os servidores apitavam e solicitavam apoio dos vereadores. A categoria exige, entre outros benefícios, reajuste linear para todos os funcionários de 28%. Segundo o presidente, o encontro estava marcado para a tarde desta quarta, mas na terça-feira, 16, por volta das 17h30, a Prefeitura ligou, solicitando o adiantamento da reunião. "Quando chegamos no encontro, fomos informados que eles entraram com o pedido de negociação no Ministério Público sem avisar o sindicato. Além disso, eles apresentaram um plano de trabalho, mas não queremos. Exigimos uma negociação salarial", afirma.

O objetivo da categoria é conquistar o reajuste salarial de 28% contra os 8,39% propostos pela Companhia. Segundo o presidente, apenas alguns setores do órgão, como agentes administrativos, técnicos em química e técnicos de nível superior foram contemplados no plano de carreiras e salários formulado em 2007.

Resposta

cesamaA assessoria da Cesama informa que, considerando as últimas reuniões entre a comissão de negociação salarial da empresa e o sindicato da classe, em que as propostas feitas pela companhia não foram aceitas, a Cesama reapresentou contraproposta para o Acordo Coletivo, o novo Plano de Empregos, Carreiras e Salários (PECS).

O plano foi elaborado a partir do plano atual e de estudos realizados pela empresa desde 2002, incorporando, também, sugestões dos empregados desde a sua divulgação no dia 29 de março de 2012 e, ainda, contemplando os itens pendentes da pauta de reivindicações do Sindicato.

Além disso, a assessoria afirma que julgou conveniente solicitar a mediação das negociações junto ao Ministério do Trabalho e Emprego de Juiz de Fora. Dessa maneira, as próximas reuniões de negociação ocorrerão já com a mediação do Ministério do Trabalho e Emprego de Juiz de Fora. Com o novo plano, a Cesama pretende equacionar os salários atuais com os do mercado de saneamento, reduzir a diferença entre o menor e o maior salário de 18 para 13 vezes, implantar remuneração variável de acordo com os resultados da empresa (6% do lucro líquido), que será feita igualitariamente entre todos os empregados efetivos.

Assim, os empregados com menores salários poderiam receber, a cada ano, um 14º, 15º e até um 16º salário, já que a participação nos resultados garante mais eficiência. Outra intenção é organizar o quadro de empregados em carreiras, oferecendo oportunidade de trajetória de desenvolvimento; efetivar os conceitos de níveis júnior (I), pleno (II), sênior (III) e master (IV), baseando-se em experiência e desempenho e aumentar a escolaridade e a capacitação dos empregados.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Servidores da Cesama entram em greve no dia 23 de maio