Persianas e cortinas na decoração de interiores

Por

Persianas e cortinas na decora??o de interiores

Persianas e cortinas na decoração de interiores

 Luiz Henrique Duarte 28/07/2017

Intensa luminosidade natural e raios solares extremos contribuem, cada vez mais, para protegermos as vedações de nossas janelas e varandas internas dos efeitos nocivos, causados pela claridade que, por sua vez, pode danificar todo conjunto de mobiliário, usado na decoração de interiores. As cortinas e persianas, além de filtrarem a intensidade de luz, apresentam as funções ornamentais dentro do próprio ambiente e podem ser utilizadas como elementos de acabamento, apresentando a característica de tornar o espaço privativo, de acordo com o seu entorno, para não ficar devassado, ou seja, franqueado e aberto à todos.

A arquitetura contemporânea e o design da atualidade seguem as tendências trendfashion, que estão sempre inovando, pesquisando e lançando novos produtos decorativos para agregar o conforto, a funcionalidade e a praticidade. Estes revestimentos precisam estar em total equilíbrio e harmonia com os espaços modernos, em uma sinergia certa e precisa com o mobiliário, os adornos, e à paleta de cores, consagrando uma atmosfera aconchegante e única.

Tendências

Para cada ambiente existe uma cortina ou persiana adequada, sempre de acordo com as necessidades, estilo e personalidade. A evolução conceitual da arquitetura brasileira, aliada ao design de produtos, permite a junção da tecnologia com os novos materiais de acabamento e tecidos, deixando os nossos espaços completamente acolhedores, devido aos inúmeros recursos de design existentes no mercado. Os arquitetos e urbanistas Fabio Barbosa, especialista em sustentabilidade, e Katy Barbosa, falam sobre o uso destes revestimentos, mostrando peças diferenciadas (Persianas Fontesville). "Cada ambiente necessita de um tipo de vedação, devido a claridade e podemos utilizar, desde o blackout, até as telas solares, que irão proteger o mobiliário interno e reduzir a incidência de calor", observa Katty.

"Hoje em dia, existem várias opções, e as cortinas podem compor os ambientes, juntamente com as persianas, e, atualmente, está muito versátil tudo isso, como os modelos de persianas em madeira horizontais, além de outros tipos que trazem um ar translúcido para os ambientes, permitindo a visibilidade do interior para o exterior" analisa a arquiteta.

Dentro dos ambientes, sejam residenciais, corporativos ou comerciais, as cortinas, podem ser expostas em conjunto com as persianas, grande tendência, sempre em um mix de estilos harmônicos, observando todo o contexto espacial, incluindo o mobiliário e a paleta de cores, deixando tudo uniforme, sem extravagâncias. "Sem dúvida alguma, você pode ter várias camadas que completam à ambientação, tanto um blackout com voil, como uma persiana, como os modelos eclipse e rolô, vedando a claridade, mas conseguindo transparência ", explica Fábio.

Mas, com tanta inovação e recursos cabíveis para proporcionarem o conforto dos usuários dentro de um ambiente, os tecidos tornaram-se altamente resistentes, mesmo com a sua aparência singela e natural em evidência, permite a concepção de espaços personalizados e agradáveis de conviver com os amigos e toda família. As fibras têxteis apresentam mecanismos para não desbotarem e filtrarem o máximo a luz natural, de acordo com a avaliação solar de cada espaço. Para isso, devemos ficar atentos em produtos multifuncionais para serem melhor aproveitados dentro dos espaços e com durabilidade: "Os produtos são para decoração e proteção contra a luz externa, que é o diferencial das persianas e cortinas, com tecidos especiais preparados para receber o sol sem danificá-los", discursa o empresário Leonardo Ferraz.

A sustentabilidade é aplicada através de um estudo da carta solar de cada espaço, além no uso contínuo da tecnologia, pesquisando novas fibras têxteis que vedam a intensidade lumínica natural, mas filtram o sol para os ambientes receberem uma luz confortável aos olhos, visando o aproveitamento de energia. Caso os usuários necessitem de ambientes muito escuros, recomenda-se o uso de outros mecanismos, como blackouts e telas protetoras, tudo dependerá de cada contexto projetual e de uma avaliação do programa de necessidades.

Cortinas e persianas

As cortinas valorizam qualquer espaço com muita elegância e versatilidade, desde que, façamos as escolhas corretas. O mundo do homestyle está seguindo as tendências decorativas orgânicas, ou seja, tudo aquilo semelhante ao natural, como os tecidos, que apresentam tonalidades neutras, sempre com nuances atemporais e clássicas. O uso de cores leves permitem ambientes clean, com composições leves, exclusivas e únicas, aumentando até mesmo o nosso desejo em permanecer o maior tempo dentro deles. "Através dos tecidos naturais, podemos trabalhar com às cortinas sobre às persianas, em uma composição sem deixar o ambiente carregado", ensina Katy, também professora de Arquitetura em Juiz de Fora.

Entretanto, os tecidos nobres, como a gaze de linho e o voil de algodão natural e o sintético também, podem ser expostos em quaisquer ambientes, sempre utilizando como forração os modernos de blackouts, que também acompanham à moda, apresentando um design decorativo específico para esta função, caso, tenha uma incidência de raios ultra-violetas intensos, recomenda-se até o uso de telas solares. "A gaze de linho e o voil de algodão, ficam muito bonitos juntos, e hoje, temos produtos com texturas para valorizar os ambientes, em termos de reposteiros", resume a arquiteta.

Os reposteiros são tecidos para compor às cortinas, em uma sobreposição equilibrada de tecidos e nuances, valorizando o espaço no seu todo. Antigamente, usava-se em palácios reais para substituir uma porta, com muita soberania e austeridade. Mas, hoje, só é utilizado em composições têxteis para cortinas, jamais uma releitura casual para substituir os portais, enfim, tratando-se de gosto ou moda, tudo dependerá do equilíbrio e da contextualização do projeto de interiores.

As cortinas e persianas precisam estar dialogando com os tapetes, as cadeiras e poltronas, a marcenaria, a iluminação e até mesmo os objetos pessoais e as obras de arte. Atualmente, elas ficam embutidas no rebaixamento do teto em gesso, sem o antigo bandor ou xale de acabamanto. Caso seu ambiente não apresente este tipo de teto, uma solução elementar é utilizar os trilhos suíços, bem próximos ao teto, proporcionado uma estética dominante perfeita. Para as persianas, o processo é o mesmo, seguindo a mesma concepção de cores, onde, às persianas horizontais, são às mais elegantes e combinam com todos os ambientes. "Podemos trabalhar com tons neutros para não deixar o ambiente carregado, desde o branco, cinza e offwhite ou fazer uma composição de cores em harmonia" ressalta Fábio.

"Hoje, tudo é embutido, se você tem um rebaixamento de teto em gesso, você pode fazer o seu cortineiro, ou se não têm, trabalhar com o trilho suíço, que é muito fino e não aparece, às persianas, já vêm com o acabamento pronto, limpo, leve e fino", completa Katy.

Saiba escolher

A valorização dos espaços está relacionada em detalhes surpreendentes e aos cuidados relacionados, os quais, precisamos ter, e que às vezes, passam sem a nossa percepção. Os papéis de parede, precisam estar sem sintonia com o estilo do ambiente, integrados em uma metamorfose unilateral com todos os elementos do decór envolvidos no projeto. Acortinas e persianas, cabem em qualquer ambiente, desde às salas de estar e jantar, home teather, quartos de casal e infantis, banheiros e lavabos, áreas de serviço, salas de almoço, cozinhas e varandas gourmets. Para às áreas de refeições, próximas aos fogões e geladeiras, são recomendadas persianas, observando às dimensões do espaço e à altura da janela, sejam de abrir, correr, guilhotina, projetante, veneziana ou até mesmo maxim-ar. Para estas janelas citadas, assim como às portas de varandas, desde que, não estejam em áreas de cozinha, pode-se utilizar os revestimentos em tecidos, tudo é questão de bom senso e saber quais às suas reais necessidades.

Os acabamentos, podem variar, de acordo com o ambiente, e abrangem no momento, um extenso leque de opções, que podem variar de acordo com o estilo do próprio espaço. "Temos uma variedade enorme de acabamentos, e dependerá do seu espaço interno, você pode usar pingentes, barras, blackouts e nas persianas os reposteiros, eu vejo às barras de acabamanto, atualmente, como algo mais minimalista e à tendência são os ambientes minimalistas", ensina Katy.

"Os ambiente minimalistas, trazem mais praticidade, como às questões estéticas, por serem mais clean e funcionais", completa  Fábio. Os espaços residenciais, exigem uma espécie de revestimentos para às janelas, já os corporativos, pedem algo mais básico, elementar e sem muitas informações. Seguem algumas dicas para ajudar nas escolhas:

  • As cortinas e persianas devem ter a altura do teto ao chão, permitindo uma composição elegante e harmônica, proporcionando um espaço interior contínuo, sem as interrupções das janelas.
  • O comprimento dependerá do gosto de cada usuário, desde arrastando um pouco sobre o chão ou até a altura do piso.
  • O uso de xales e bandor está fora de uso.
  • Escolha o produto certo para o ambiente correto, facilitando sua manutenção.
  • Uma boa iluminação embutida, com lâmpadas em LED par 20 e dicróicas valorizam o ambiente, pontuando próximos as cortinas e persianas.
  • Varandas com cortinas em vidro pedem uma vedação solar com telas protetoras, blackouts ou cortinas apropriadas.
  • Trabalhar com tapetes e cortinas neutras, porque em um espaço interior não deve apresentar um único elemento de destaque, o ambiente deverá ser harmônico.
  • Tapetes orientais ou qualquer outro, de qualquer procedência, com o predomínio de cores quentes ou não em suas fibras, harmonizam-se com cortinas e persianas neutras.
  • Os reposteiros valorizam os ambientes.
  • As persianas horizontais são elegantes em qualquer espaço.

Além das funções para atenuar à incidência da luz natural, alguns revestimentos ajudam a inibir a reverberação sonora do ambiente externo, amenizando à sensação dos ruídos acústicos. Podemos somar às utilidades decorativas e funcionais em um único elemento, sem perder à originalidade e à praticidade. Os modelos atuais para cortinas e persianas, apresentam um design retilíneo, com poucas informações, existindo, muitas possibilidades de acabamentos, com peças complementares incríveis, tudo para deixar sua casa arrumada. "Hoje, trabalhamos com uma cortina reta, que é fácil de usar, e à personalização, é feita no próprio ambiente, para adequar o conjunto à cada estilo e trabalhar com algo diferenciado, por isso, tentamos desenvolver às expectativas e os sonhos de cada pessoa, conduzindo para às escolhas certas e atendendo às suas necessidades", finaliza Leonardo.

Alguns exemplos de modelos e texturas para as cortinas e persianas foram escolhidos através dos arquitetos participantes desta edição. O ambiente decorado (Jade Interiores) utiliza as persianas referentes a esta reportagem, porém assinado por outro profissional.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.