Ideias para receber com estilo na Noite de Natal

Por

Ideias para receber com estilo na Noite de Natal

Ideias para receber com estilo na Noite de Natal

 Luiz Henrique Duarte 22/12/2017

A arte de receber os amigos e toda a nossa família é inerente ao tempo e ao espaço, onde os detalhes ornamentais, expostos através de adornos decorativos temáticos, devem prevalecer com estilo e sofisticação, porém, visando o equilíbrio, a harmonia e simplicidade. Em dias de confraternizações e festas de final de ano, como o tão esperado e sonhado Natal, as tradicionais regras de etiqueta social devem ser totalmente abolidas, prevalecendo o bom senso e os novos conceitos direcionados para as normas contemporâneas de receber, onde são constituídos espaços agradáveis, com uma atmosfera aconchegante e sempre acolhedora. A iluminação deve ser analisada, onde os pontos luminotécnicos intimistas devem ser inseridos nos ambientes que os convidados circularão, incentivando os momentos de boa conversa e total relaxamento. As vegetações permanentes resistem ao calor e podem ser expostas em todos os lugares que necessitem de uma humanização verde. É Noite de Natal, vamos celebrar!

Ambientes e design

As decorações de interiores deverão direcionadas para os espaços onde receberemos os nossos amigos, correspondendo as salas de estar e jantar, extensivo as cozinhas e varandas gourmets. As salas de estar podem receber um décor homogêneo, com uma paleta de cores tradicional, onde as tonalidades verde, vermelho e dourado, intensificam as nossas memórias afetivas e propõe uma noite mágica, com pessoas especiais, onde o amor deverá ser o ingrediente absoluto para reger cada momento.

As tendências natalinas também podem ser seguidas, quebrando as regras da mesmice e extinguindo os tons tradicionais, ousando com novas nuances, como o rosa quartzo ou azul tiffany, e também, o verde greenery. O processo de escolhas das novas cores e suas respectivas montagens dentro de nossos espaços é o mesmo para as nuances tradicionais, como a clássica e atemporal combinação do verde e vermelho. Para o designer de interiores Francisco Rodrigues (Dubambu), o rosa seco é a grande tendência deste ano, marcando sua presença em adornos decorativos diversos e enfeites natalinos. "Até árvore de natal em tons de rosa nós já montamos, mostrando que não devemos ficar presos à paradigmas das cores tradicionais", explica o profissional.

Para quem deseja eliminar as cores tradicionais, o único requisito básico é seguir as tendências decorativas que estão em alta, e apresentar um bom gosto, sabendo mesclar, dentro dos ambientes de casa, as novas propostas de tonalidades itinerantes. "Para receber com estilo, o primeiro passo é ter vontade própria, carinho, e muito cuidado na hora de saber escolher as peças, e, em segundo lugar, o amor que você deverá ter com os seus convidados", ensina Francisco.

Podemos reaproveitar os talheres antigos e aparelhos de serviço, que utilizamos no dia a dia, nas composições natalinas sim, sem erro ou medo de cometer alguma gafe. Vamos ser criativos, reutilizando o que possuímos, porém estilosos.

Estar e jantar

Em nossos ambientes, utilizados como exemplos para montagem de nossa mesa de jantar e sala de estar, para Noite de Natal, o profissional, utilizou peças pouco convencionais para enfeitar, como às renas de Natal, que são expostas geralmente sobre os pisos, próximas às árvores, demonstrando um novo uso para o mesmo elemento. Os candelabros podem expor velas brancas, para promover uma iluminação intimista e aconchegante. O centro de mesa, todo trabalhado com pedras, em missangas multi-coloridas, propagam uma atmosfera de vanguarda, contrastando com vários itens tradicionais, como as porcelanas com detalhes em dourado, seguindo o mesmo tom dos talheres. Os guardanapos, em linho branco, com passamanarias, personalizam a decoração desta mesa. As taças em cristal e os cachepôs com arranjos permanentes, garantem o glamour e o estilo imponente do espaço. "Sobre as mesas de jantar devemos deixar os ambientes iluminados, para que as pessoas apreciem a decoração e a degustação das comidas", sugere Francisco.

Para a gigantesca árvore de Natal, as cores tradicionais foram utilizadas em adornos e enfeites temáticos, como as bolas em dourado e vermelho. Os laços de fitas aramados podem preencher as lacunas entre os espaços ociosos e deixar os galhos mais volumosos. As lâmpadas em LED podem apresentar os reflexos lumínicos, brancos ou amarelos, depende de sua composição e preferência.  "Atualmente utilizamos as árvores de natal  cheias de adornos e enfeites temáticos, e até podemos expor os cartões recebidos, flores, laços e outros elementos", sugere o profissional.

"Nós também utilizamos os mini-pinheiros, em uma composição assimétrica, com detalhes em vermelho, sobre uma mesa redonda lateral", fala o designer. Algumas peças em cerâmica, também foram expostas, para criar uma atmosfera natalina, contrastando com os cachepôs resinados. Sobre a mesa de centro, bonecos estilosos de papai Noel, foram expostos estrategicamente, ladeando livros e caixas de presentes ornamentais. O confortável sofá em linho, recebeu almofadas florais e típicas para a época natalícia, além da sugestiva manta, em pele sintética, com textura aveludada e macia. O tapete central, em fibras baixas, permite o conforto dos convidados, assim como as poltronas de apoio. As lanternas douradas, com velas no seu interior, ressuscitam os sonhos e a luz de Jesus Cristo, afinal, é Noite de Natal!

Deixe separado, o seu melhor play-list, vamos festejar em grande estilo, com os amigos e familiares queridos esta noite especial. Em tempos de reaproveitar, podemos colocar expostos, os mesmos adornos e objetos dos anos anteriores, de outras formas. Com as comidinhas deliciosas, e os doces feitos com carinho por nós, vamos deixar o espírito natalino invadir nossos corações, acreditando na essência de Noel. Para receber bem é somar o nosso estilo e personalidade em todos os detalhes. Aos amigos leitores, Feliz Natal!

As fotos Acessa.com registram.