Esculturas contempor?neas do artista pl?stico Yure Mendes homenageiam profiss?es

Por

Esculturas contempor?neas do artista pl?stico Yure Mendes homenageiam profiss?es

Esculturas contemporâneas do artista plástico Yure Mendes homenageiam profissões

 Luiz Henrique Duarte 23/02/2018

A arte contemporânea é acima de tudo uma das formas de interpretação do nosso cotidiano e das visões lúdicas e utópicas da realidade diária. O conteúdo das emoções e a simbologia das sensações intuitivas e sensoriais podem ganhar imagens concretas e materializar-se em esculturas, retratando as atividades de trabalho dos mais diversos profissionais liberais, através do olhar minucioso e das mãos talentosas do artista-plástico auto-didata Yure Mendes. Para a arquitetura moderna, os traços periféricos e perfeitos do artista, geram a concepção de obras artísticas para compor todos os espaços projetados atualmente, sejam comerciais, corporativos e residenciais, propagando uma atmosfera aconchegante e muito acolhedora em todos ambientes. Em tempos de questionamentos diversos, optar por uma profissão e conquistar uma carreira promissora, necessita-se de atributos peculiares para tornar-se objeto de desejo do mercado avassalador. Com base, nestas metáforas reais, nasce em grande estilo, as obras retratando as profissões, surgindo à mostra: O que você quer ser quando crescer?

Obras e profissões

Os apaixonados por arte vanguardista e exímios apreciadores de obras escultóricas, sempre introduzem em seus acervos de coleção, imagens de artistas retratando à sua própria profissão. Os sonhos de criança revelam as projeções de nossos próprios devaneios, articulando as diretrizes futuras para uma vida profissional adulta de sucesso, brilhante e com uma intensa trajetória. O artista, sempre retrata, em seu estúdio particular, itens e peças relacionados as mais diversas profissões, por serem acessáveis e de fácil comercialização. Através deste pensamento, resolveu promover esta exposição, de uma forma dinâmica e com o livre arbítrio para configurar as retratações, com o foco em homenagear os profissionais liberais."Resolvi fazer uma coisa mais ampla, com formatos diferentes, homenageando aqueles que destacam-se em suas carreiras", resume Yure.

Os materiais utilizados para executar este magnífico trabalho, baseiam-se em ferro e aço, características principais de suas obras. As mãos articuladas e hábeis do artista, que atualmente, é um dos nomes mais expressivos e produtivos de sua geração, são capazes de transformar simples elementos ou pedaços de materiais, em diamantes lapidados com brilho e luz própria. O ferro codificado, recebe uma plástica estética, nascendo esculturas, com a volúpia de quem domina técnicas inerentes ao tempo e ao espaço, originado obras de arte, interpretadas por sua visão dinâmica e autêntica. "Levou cerca de um mês para tudo ficar concluído", revela o artista.

Existem obras homenageando os profissionais da área de direito, passando por médicos, músicos e atores. Os mestres professores, jornalistas e mecânicos, estão entre as esculturas com homenagem as profissões. No entanto, as peças artísticas estão expostas, desta vez, em um espaço dinâmico e interativo, para serem ovacionadas por um público inteligente, eclético e divergente em apreciar mostras de qualidade. Assim, as profissões, as quais não estão retratadas em peças expostas, estão lembradas, citadas e registradas em um imenso painel de giz multicolorido.

Saiba expor

Uma arte escultórica pode ser exposta em todos os ambientes, personalizando os espaços e modificando à sua atmosfera. Para as pessoas que desejam compor os espaços, com obras de arte e design, é preciso atentar para alguns detalhes:

  • Verifique as dimensões do seu espaço, assim como o tamanho e o volume das obras de arte, deixando os ambientes com uma proporção em equilíbrio.
  • Espaços compactos, adaptam-se melhor com esculturas verticais, sejam expostas em painéis amadeirados ou mesas e nichos.
  • Ambientes amplos, podem expor um mix de esculturas, desde que, seja observado o equilíbrio e a harmonia de todos os detalhes.
  • Evite expor adornos e objetos decorativos próximos às esculturas.
  • Uma iluminância de qualidade, focal ou pontual, sempre com lâmpadas em LED, valoriza às esculturas e obras de arte. Verifique à intensidade e o brilho da luz, evitando à deterioração das obras por receber uma quantidade desnecessária de reflexos lumínicos.

As fotos exclusivas da coluna Casa Arrumada registram.

Ficha técnica

Exposição:  O que você vai ser quando crescer
Local: Shopping Jardim Norte - Av. Brasil, 6345
Bairro: Mariano Procópio, Juiz de Fora-MG
Horário: 10h às 22h
Período: 03/02/15 sem data para seu término