Saiba como transformar bambu em arte

Por

Saiba como transformar bambu em arte  Especialista dá dicas sobre produção e conservação de objetos feitos de bambu e afirma que técnica pode ser alternativa de renda

Isabela Lobo
Colaboração*
13/9/2010

Os objetos de bambu são uma alternativa interessante, já que, além de serem ecologicamente corretos, são produtos cada vez mais valorizados. Mas já pensou em fazer seus próprios materiais de bambu? O especialista Eduardo Senra mostra que pode ser mais fácil do que parece.

Segundo Senra, o requisito para começar a produzir é habilidade com as mãos e muita imaginação. "Dá para fazer uma infinidade de objetos, dependendo da tecnologia e das ferramentas utilizadas", comenta. Para quem tem a matéria-prima disponível, as vantagens são maiores. "O lucro chega a quase 100%", afirma. Quem se interessar pela técnica pode começar a fazer objetos em sua própria casa. "Não precisa ser um espaço grande, mas é bom que seja arejado por causa da poeira", explica.

Os materiais necessários são, basicamente: cerra de poda, facão, furadeira, maçarico, faca amolada, verniz, materiais para amarração e muita criatividade. Na hora de botar a mão na massa, é preciso seguir alguns passos:

  • *Isabela Lobo é estudante do 8º período do Comunicação Social da UFJF.

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken