Livros também podem ser usados na decoração do ambiente

Por

Livros tamb?m podem ser usados na decora??o do ambiente

Livros também podem ser usados na decoração do ambiente

Objetos devem ser colocados em locais apropriados para evitar mofo e traça

Jorge Júnior
Editor
17/10/2013

Em tempos de leitores eletrônicos, engana-se quem pensa que os livros são objetos que não devem aparecer na casa. Além da prática da leitura ser um hábito comprovadamente saudável e de extrema importância para o desenvolvimento humano, os livros podem ocupar um espaço agradável e personalizado nas residências.

Porém, por conta desse hábito, muitas pessoas que não abrem mão de comprar – e acumular - o bom e velho livro, acabam formando pilhas desses objetos pelo imóvel. Com isso, organizar as obras torna-se um desafio. Mas esse problema pode ser facilmente resolvido com a adesão de uma estante ou prateleira. Ambos os móveis podem transformar a bagunça em estilo.

Segundo a arquiteta Estela Netto, a prateleira tem que ser de marcenaria, com espessura maior. "Normalmente, é chumbada com uma estrutura metálica interna porque o peso do livro é grande e a carga é pontual, não é distribuída. Tanto é assim que quando você vai construir uma edificação, por exemplo, de um colégio, a parte da biblioteca é calculada de forma diferente. Isso porque é um ambiente pesado", explica.

Ainda segundo a especialista, uma dica é fechar o móvel com tampa de vidro. Dessa forma os títulos serão visualizados e evita poeira, deixando o acervo mais limpo e menos propenso a pegar traça e mofo. "É importante ter ventilação para evitar o mofo. A climatização também é necessária, pois a umidade ou excesso de calor também prejudicam o livro. Deve-se evitar também que o sol incida diretamente sobre a marcenaria que abriga os folhetos", lembra Estela.

Acabamentos