Disputa do Grupo B do Carnaval 2009 pode ter apenas duas escolas

Por

Sexta-feira, 05 de dezembro de 2008, atualizada ?s 16h55

Disputa do Grupo B do Carnaval 2009 pode ter apenas duas escolas

Guilherme Ar?as
Rep?rter

As datas para os desfiles no Carnaval 2009 est?o em fase de defini??o, segundo informou o presidente da Liga das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf), Edson Tostes. Os desfiles do Grupo Especial devem acontecer no domingo de Carnaval, dia 22 de fevereiro e as escolas do Grupo A desfilam na segunda-feira, dia 23.

A liga aguarda apenas a situa??o das escolas do Grupo B para saber em qual dia essas agremia?es v?o desfilar. At? esta sexta-feira, 5 de dezembro, duas escolas confirmaram a participa??o no desfile do grupo B: Acad?micos do Manoel Hon?rio e ?guia de Ouro.

Caso apenas as duas permane?am na disputa no grupo, o desfile ser? dividido entre o domingo e a segunda. No caso de outras escolas confirmarem a presen?a, o s?bado deve ser dedicado ?s escolas do Grupo B. Os desfiles das campe?s acontecem na ter?a-feira.

No Grupo Especial, o Carnaval 2009 n?o vai contar com o desfile de uma das mais tradicionais agremia?es da cidade, a Turunas do Riachuelo. A escola, que ficou em terceiro lugar na disputa deste ano, j? est? automaticamente rebaixada para o Grupo de Acesso, conforme explicou o presidente da Liga.

Durante o an?ncio de parte do novo secretariado, nesta sexta-feira, 5 de dezembro, o prefeito eleito Cust?dio Mattos garantiu que o carnaval 2009 manter? a organiza??o b?sica deste ano. "As mudan?as mais radicais s?o sempre mais pol?micas. N?o temos tempo para essas altera?es", disse.

Integrante da subcomiss?o escolhida pelo prefeito eleito para tratar do Carnaval 2009, Maria Luiza Barbosa Pinto afirmou que no pr?ximo dia 11 de dezembro a equipe se re?ne pela ?ltima vez antes da entrega de um relat?rio ao novo chefe do executivo.

O documento vai apontar as decis?es tomadas pelo subcomiss?o e deve ser autorizado pelo tucano. A equipe que prepara o Carnaval 2009 ainda re?ne Toninho Dutra, Carla Pancini e Jos? Ant?nio Baldutti, da Funalfa, e S?rgio Evangelista e Silvana Barbosa, da equipe de transi??o de Cust?dio.

O prefeito eleito garantiu a libera??o de R$ 500 mil para as escolas. Parte disso, cerca de 60% do valor destinado a cada escola, j? foi liberado pela Liesjuf em forma de cartas de cr?dito para a compra de materiais. A data de libera??o da verba ainda n?o foi confirmada.

As escolas t?m at? o dia 21 de dezembro para escolherem e gravarem os sambas-enredo para o desfile. O lan?amento do CD com as m?sicas est? previsto para janeiro de 2009.

Neste s?bado, 6 de dezembro, os sambistas de Juiz de Fora se re?nem em uma confraterniza??o no Unidos do Ladeira, a partir das 14h. A entrada ? franca.