Tupi pode figurar entre os 60 melhores times do Brasil
Programa de quarta
Pedindo licença ao companheiro de colunas na ACESSA.com, Vitor Gualberto, tratarei aqui, por meu turno, de fazer um convite para que todos venham prestigiar a equipe do Tupi na partida de ida, possivelmente, frente ao time do Anapolina de Goiás. Em jogo, a classificação do Galo Carijó para a semifinal da Série D, o equivalente à quarta divisão do futebol brasileiro. Mais do que isso, o jogo pode colocar o alvinegro de Juiz de Fora na Série C do Brasileirão, ou seja, entre as 60 melhores agremiações futebolísticas do país, em 2012.
O programa, ora de quarta, pode se tornar uma bela oportunidade de desenvolvimento para o nosso futebol no próximo ano, quando o Tupi completará o seu centenário. Com um time competitivo, resultante de substancial aporte financeiro a ser realizado, é possível que a equipe de Santa Teresinha possa conseguir um inédito feito e figurar, pensando um pouquinho mais longe, na Série B do Campeonato Brasileiro de 2013. Isso representará estar entre os 40 melhores clubes e com maior visibilidade no cenário nacional, além de ganhos com direitos de transmissão de tevê e apoio da CBF para viagens e hospedagens. Coisa de time grande.
E pensar que a campanha que pode se tornar vitoriosa ganhou cores, a partir do acaso, com a desistência do América de Teófilo Otoni, clube que detinha o direito à vaga na Série D, mas que acabou desistindo, por conta de questões financeiras, que quase nos tiraram também a oportunidade da disputa, vale ressaltar. O futebol, grande paixão de boa parte do povo brasileiro, parece não encontrar eco junto aos investidores locais, tanto na esfera pública, quanto na privada. E mesmo com o pequeno aporte destinado para o torneio, já é possível perceber resultados, como o que está próximo de acontecer, em caso de vitória nos confrontos.
No entanto, o acaso, que ora nos brinda com a oportunidade da vaga, costuma mudar de ares, invariavelmente. E a mesma sorte pode ir para outro lugar. E é aí que a necessidade de investimentos e o planejamento de calendário adequado para 2012 podem fazer a diferença. Com esses itens, é possível colher bons frutos amparados por boas condições de se obter resultados. O Tupi merece isso há quase 100 anos... Podia ganhar isso de presente pela expressiva marca do tempo.
Quanto aos torcedores, reforço o convite para o programa de quarta, que não tem nada de quinta categoria. Em verdade, está com mais cara de terceira. Vista a camisa do clube, compre o ingresso e contagie o estádio. Quem sabe, saímos daqui com uma boa vantagem e facilitamos o trabalho para o dia 30, lá em Goiás, com a plena possibilidade de classificação. Fico na torcida!
Juliano Nery queria estar em Juiz de Fora para torcer pelo Tupi na quarta-feira, dia 26, no Estádio Municipal.
Mais artigos
- Reflexões sobre a cidade marcam um ano da coluna Amenidades no Portal ACESSA.com
- Entre queimadas e Dia da Árvore, é preciso refletir sobre a preservação do meio ambiente
- Feriado na quarta-feira é impossível de emendar
Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.