Juliano Nery Juliano Nery 18/6/2012

 


Sinônimo de respeito

IdososNa última sexta-feira, dia 15 de junho, em meio às comemorações pelo Dia Mundial Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, fiquei satisfeito em observar a mobilização municipal em torno do tema. A Comissão Especial do Idoso, formada por integrantes da Câmara dos Vereadores, 18 órgãos públicos, além de representantes da sociedade civil, empreendeu um trabalho de extrema relevância com a campanha publicitária a respeito de quatro temas de relevância para este público, como a questão da própria violência, esporte e lazer, cultura e empréstimo consignado. Bacana também é saber que a campanha contará com o respaldo dos veículos de comunicação da cidade, mostrando que a sinergia entre o poder público e a sociedade deve ser a tônica para a qualidade de vida da população. Nada mais do que merecido para um público que deixou a base para que a atual geração adulta exercesse o seu poder de realização e que precisa valer seus direitos de envelhecer com dignidade.

A situação do idoso melhorou muito na última década, amparada pela Constituição de 1988, e levada a cabo, em 2003, com a sanção do Estatuto do Idoso, importante conquista para a terceira idade. Uma pena que a categoria ainda esbarre na falta de tato de uma sociedade acostumada apenas aos produtores. É triste ter que acompanhar notícias como os casos do início deste ano, de abuso e violência contra senhoras, contando com asfixia, mordaça e outros requintes de crueldade. E os golpes financeiros, envolvendo empréstimos, roubos de cartão e familiares oportunistas que querem se dar bem em cima de patriarcas e matriarcas, que trabalharam toda uma vida para ter uma suada e, muitas vezes, irrisória aposentadoria? Que o estatuto, que tão bem representa a cidadania, possa ser incutido na cabeça das outras faixas etárias e que a gentileza seja a tônica das relações entre as diversas gerações.

Por isso, você que faz cara de bunda quando o senhor entra no ônibus e precisa sentar ou que entra em pânico ante a possibilidade de uma senhora entrar na fila preferencial do banco, justamente na vez em que iria ser atendido, tenha calma e aja com bom senso. Ficar em pé no transporte coletivo e aguardar um pouco mais na fila não é nada, perante ao que nossa terceira idade costuma passar diariamente. Quem sabe, nesses eventos, não possa ser a possibilidade de se redimir das brigas com o vovô, que anda esquecido das coisas, ou da falta de paciência com as limitações que o tempo pode ir gerando. E, obviamente, lembre-se: daqui a algumas décadas pode ser você quem estará do outro lado da moeda.

Valorizar a terceira idade é sinônimo de respeito à sociedade como um todo. Engano pensar que lugar de idoso é na frente da televisão, fazendo crochê e receitas de família. Por tudo o que já fizeram, merecem dignidade e qualidade de vida para seguir adiante. A pirâmide etária só aumenta, já passando dos 13%, a camada idosa de nossa população. Número que demonstra a representatividade deste grupo e que merece realmente fazer jus ao epíteto de "melhor idade". Façamos a nossa parte.

Juliano Nery valoriza ações voltadas para o público idoso.



Juliano Nery é jornalista, professor universitário e escritor. Graduado em Comunicação Social e Mestre na linha de pesquisa Sujeitos Sociais, é orgulhoso por ser pai do Gabriel e costuma colocar amor em tudo o que faz.

ACESSA.com - Valorizar a terceira idade ? sin?nimo de respeito ? sociedade