Senador Firmino decreta situação de emergência por 90 dias

Por

Senador Firmino decreta situa??o de emerg?ncia por 90 dias
Segunda-feira, 22 de outubro de 2012, atualizada às 16h30

Senador Firmino decreta situação de emergência por 90 dias após temporal

Nathália Carvalho
Repórter

A Defesa Civil de Minas Gerais já detectou os primeiros estragos e alertas causados pelo período chuvoso em todo o Estado. Foi ordenada situação de emergência por 90 dias na cidade de Senador Firmino, após um grande temporal que atingiu a cidade na última sexta-feira, 19 de outubro. De acordo com as informações da Secretaria de Administração e Planejamento do município, a chuva veio acompanhada de vento muito forte e granizo.

Durante a tempestade, coberturas e telhados de casas foram totalmente ou parcialmente arrancadas e as ruas ficaram cobertas por lama. Os locais mais atingidos são os bairros de Chácara (fotos), Córrego dos Lanas e Sobreira na Zona Rural. Ninguém ficou ferido e não houve desabrigados. Cerca de cem famílias ficaram desalojadas, mas, segundo a Defesa Civil de Senador, os locais estão sendo restaurados e as pessoas já estão voltando para suas casas.

A preocupação da cidade, contudo, é para a chuva prevista para atingir a cidade na madrugada desta segunda-feira, 22. A Defesa Civil informa que está realizando trabalhos de prevenção nos locais mais críticos e o barro ainda está sendo tirado das ruas.

Registro de primeira morte

Já na cidade de São Thomé das Letras, na região do Sul de Minas, foi registrada a primeira morte no período chuvoso. Segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o carioca Flávio Muniz de Abreu, de 23 anos, foi atingido por um raio durante um festival realizado no último dia 12 de outubro. Ele chegou a ser hospitalizado, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Além dos casos citados, de acordo com publicação oficial da Cedec desta segunda-feira, 22, foi registrado, até o momento, que 120 casas ficaram danificadas e 100 famílias desalojadas em todo o estado.

Previsão do tempo

O período de chuvas deve voltar a se intensificar durante esta semana ao longo de toda a região da Zona da Mata mineira. De acordo com o meteorologista do Centro de Climatologia Tempo Clima Puc/Minas, Heriberto dos Anjos, apesar da estabilidade climática da região, a chegada de uma frente fria irá causar temporais de forte intensidade com possibilidade de raios a partir desta quarta-feira, 24. A previsão é que chova também no final da noite desta segunda e na terça, em menor escala. As temperaturas irão oscilar entre 17º C e 28º C durante o período.