Quarta-feira, 19 de mar?o de 2008 atualizada ?s 11h50

Suspeita de irregularidades na cria??o de aterro sanit?rio em Juiz de Fora



Marinella Souza
*Colabora??o

Segundo o vereador Jos? S?ter de Figuer?a Neto, a constru??o do Aterro Municipal de Juiz de Fora n?o deve ser feita em Dias Tavares por uma quest?o ambiental. "O c?rrego Barbeiro, que passa na regi?o, desagua no c?rrego Olaria, que, por sua vez, ? uma sub-bacia do rio Paraibuna e as normas da Funda??o Estadual do Meio Ambiente (Feam) n?o permitem implanta??o nesse tipo de sub-bacia", explica.

Al?m disso, o vereador alega irregularidades administrativas para o embargo da obra. "H? suspeitas de superfaturamento da obra e de indu??o do processo de licita??o da empresa respons?vel pela obra". Figuer?a espera uma resposta do Conselho Estadual de Pol?tica Ambiental de Minas Gerais em rela??o ? reuni?o, solicitada por ele, a fim de tratar do assunto.

Para o vereador, ? de fundamental import?ncia que o Condema se manifeste, visto que ? o ?rg?o m?ximo da pol?tica do meio ambiente no munic?pio. Segundo o vereador, por mais que o ?rg?o n?o possa deliberar sobre o assunto, ? importante que se manifeste. Pensando nisso, enviou requerimentos ? Prefeitura de Juiz de Fora e ? Feam, no sentido de convocar reuni?o para an?lise da mat?ria.

A??o popular
Corre, na Vara da Fazenda, uma a??o popular exigindo a interrup??o das obras do aterro sanit?rio at? que sejam apuradas as den?ncias de irregularidades no projeto de implanta??o. Cumprindo a promessa feita em coletiva realizada em fevereiro de 2008, Figuer?a encaminhou toda a documenta??o ao Minist?rio P?blico-para an?lise das supostas irregularidades no administrativas e ambientais-e para o Tribunal de Contas, para an?lise da planilha de custos.

Figuer?a promete n?o desistir de lutar contra a implanta??o do aterro. "Se o Copam n?o responder, vou pressionar, mandar outro of?cio solicitando o andamento do caso". A mudan?a do Aterro Municipal tem causado pol?micas na cidade e, ao que tudo indica, a peleja est? longe de ter um fim.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o Social da UFJF