Protesto recolhe assinaturas contra construção de estrada que deve passar pela Represa João Penido

Por

Protesto recolhe assinaturas contra construção de estrada que deve passar pela Represa João PenidoAmbientalistas afirmam que projeto proposto pelo DER-MG representa riscos ao meio ambiente e ao abastecimento de água de JF

Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
4/12/2010

Um protesto contra a construção da rodovia de acesso ao Aeroporto Regional da Zona da Mata, que vai ligar a BR-040 à MG-353, passando pela Represa João Penido, marcou a manhã deste sábado, 4 de dezembro, em Juiz de Fora.

Durante o ato, realizado no Calçadão da Halfeld, foram recolhidas assinaturas que serão anexadas a uma possível ação civil pública contra a construção da via, conforme proposta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais.

"Existem alternativas para o que está sendo proposto. O projeto envolve malefícios ao meio ambiente e representa um risco para o abastecimento de água de 60% da população de Juiz de Fora, já que a estrada deverá passar pela Represa João Penido", destaca o membro do Núcleo de Análise Geoambiental (Nagea) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Cézar Henrique Barra Rocha.

Segundo o professor, não existem garantias de que os dispositivos de proteção propostos pelo DER irão funcionar na prática. "Nossa sorte é que as obras não foram iniciadas devido a uma série de discussões nos órgãos ambientais. Com isso, a verba acabou sendo empregada em outra obra. Mas estamos trabalhando a mobilização da sociedade para o caso de o valor necessário à construção [47 milhões, segundo o DER] ser repassado. A obra não pode começar."

Os textos são revisados por Thaísa Hosken