Eleições 2006

Por

Lula e A?cio t?m maioria dos votos em JF M?dia do petista, na cidade, ? maior que a nacional e estadual. Concetra??o de votos dos tucanos est? na regi?o central

Fernanda Leonel
Rep?rter
02/10/2006

Deputados Federais e Estaduais: cai o n?mero de representantes de JF na Assembl?ia e no Congresso. PT agora n?o tem nenhum representante. Clique para ler a mat?ria!

Em uma vota??o definida como "tranq?ila e sem maiores transtornos" pela Justi?a Eleitoral de Juiz de Fora, mais de 300 mil eleitores foram ?s urnas, na cidade, no ?ltimo domingo, dia 01 de outubro. Do total de 354.929 eleitores aptos para a vota??o, 305.416 compareceram para votar.

O resultado do pensamento pol?tico juizforano saiu por volta de 23h50, cerca de 15 minutos antes da finaliza??o total dos votos no pa?s. Segundo informou a Justi?a Eleitoral, a previs?o era de que a apura??o acabasse mais cedo, o que n?o foi poss?vel devido a um defeito na urna de se??o 185, da 152? Zona Eleitoral. Neste local de vota??o, 39 votos foram realizados atrav?s do velho m?todo de caneta e papel ? m?o.

Em linhas gerais, o resultado das urnas em Juiz de Fora refletiram o resultado final da campanha nacional e estadual. N?o no que diz respeito ?s porcentagens, mas na coloca??o dos primeiros lugares para o governo do estado e para a presid?ncia. Lula e A?cio venceram em todas as Zonas Eleitorais mostrando a prefer?ncia do eleitor juizforano, no ?ltimo domingo. (veja o gr?fico abaixo)

Comparando-se o resultado de Juiz de Fora com a m?dia nacional, a porcentagem de eleitores que acreditam em Lula na cidade ? maior. O atual presidente abocanhou 55,6% do total de eleitores em JF, n?mero maior que os 48,61% atingidos em todo o pa?s. (veja gr?fico)

Mas, apesar do resultado a favor de Lula, na cidade, pode-se perceber que a "onda Lulista local" caiu das ?ltimas elei?es para c?. Em 2002, Lula emplacou a prefer?ncia de 63,8% do eleitorado juizforano, n?mero oito vezes maior que o conquistado por seu opositor na