Secretaria de Saúde do Estado fiscaliza medicamentos em JF

Por

Quinta, 19 de abril de 2007, atualizada ?s 15h21

Secretaria de Sa?de do Estado fiscaliza medicamentos em Juiz de Fora

Os medicamentos e cosm?ticos mais consumidos pela popula??o juizforana come?am a ser analisados, nesta semana, pela Vigil?ncia Sanit?ria da Ger?ncia Regional de Sa?de em parceria com a prefeitura. De acordo com a Secretaria de Estado de Sa?de, os produtos coletados devem ser encaminhados aos laborat?rios da Funda??o Ezequiel Dias (Funed) para an?lise.

A fiscaliza??o ? realizada anualmente e serve para avaliar a qualidade dos medicamentos em todo estado. Em 2006, mais da metade dos fabricantes avaliados obteve laudos insatisfat?rios. O pior resultado foi para a dipirona s?dica. J? os xampus e protetores solares foram as maiores ocorr?ncias de resultados abaixo do esperado na categoria dos cosm?ticos.

Cremes alisantes, sabonetes em barra, xampus e condicionadores infantis, protetores e bloqueadores solares est?o na lista dos cosm?ticos que ser?o avaliados. Entre os medicamentos, est?o comprimidos ? base de Glibendamida, Cloridrato de Ranitidina e o antiinflamat?rio Nimesulida, em gotas e comprimidos.