Servidores Públicos municipais paralisam nesta sexta

Por

Sexta, 01 de maio de 2007, atualizada ?s 16h19

Mais de dois mil servidores municipais protestam por reajuste salarial no centro de Juiz de Fora


Renata Cristina
R?porter
01/06/2007

Em assembl?ia geral na manh? desta sexta, 01, engenheiros, m?dicos e servidores municipais sa?ram pelas ruas em protesto defendendo o reajuste salarial acima de 3%, proposto pela Prefeitura na ?ltima negocia??o do dia 30 de maio. De acordo com a Pol?cia Militar, cerca de 1.300 manifestantes percorreram a Avenida Rio Branco, Cal?ad?o da Rua Halfeld at? chegar a Pra?a da Esta??o.

"Nossa assembl?ia foi um sucesso e mostra a for?a dos servidores", afirma Cosme Nogueira, presidente do Sindicato dos Servidores P?blicos Municipais (Sinserpu). Conforme informou o ?rg?o, 90% do funcionalismo municipal aderiu a paralisa??o no per?odo da manh?.

Durante a tarde, foram os professores municipais que ganharam as ruas. Em greve desde o dia 28, a classe reivindica 29% de reajuste, referente as perdas acumuladas entre maio de 1997 a abril de 2004. Ap?s assembl?ia na Academia de Com?rcio, 800 representantes do magist?rio municipal desceram a Halfeld em dire??o a pra?a Ant?nio Carlos.

J? no final da tarde, sindicalistas se reuniram com o secret?rio de Administra??o e Recursos Humanos, Renato Garcia. O ?ndice de 3% de reajuste foi mantido, no entanto, alguns itens da pauta de reinvidica?es foram acatados pela Prefeitura. De acordo com o Sinserpu, houve acordo para a volta de f?rias coletivas para os servidores da AMAC, assinatura do plano de cargos da Empav e de um projeto de habita??o para servidores de baixa renda.

Os m?dicos e agentes comunit?rios do programa de Sa?de da Fam?lia ganham um plano de carreira, ainda a ser discutido com o Governo, al?m da permiss?o para criar um grupo de trabalho. Em reuni?o, ficou acordada, ainda, a cria??o de um grupo de estudo da Lei Municipal 8.710, que trata do Estatuto dos Servidores.

Os professores municipais votaram pela continuidade da greve, mesmo com a aprova??o de alguns pedidos da pauta, como efetiva??o de cerca de 150 professores aprovados em concurso, aumento da ajuda de custo para a valoriza??o do magist?rio e da remunera??o para reuni?o pedag?gica. "Consideramos important?ssimo esse primeiro avan?o nas negocia?es", considera Fl?vio Bitarello, coordenador do Sindicato dos Professores (Sinpro).

Atualmente, os professores com n?vel m?dio ganham R$ 552,23 e com n?vel superior R$ 813,93, com uma carga hor?ria de 20 horas semanais. O reajuste previsto pelo Sinpro segue a proposta da Confedera??o Nacional dos Trabalhadores da Educa??o (CNTE).