Campanha Vem Chuva A? Gente!

Por


Defesa Civil alerta para os perigos de deslizamentos Campanha "Vem Chuva A? Gente!" vai tentar diminuir os acidentes no per?odo de chuvas em parceria entre Defesa Civil, outras secretarias e institui?es


Priscila Magalh?es
Rep?rter
24/10/07

A subsecretaria de defesa civil anunciou, nesta quarta-feira, 24 de outubro, a campanha "Vem Chuva A? Gente!". Segundo o subsecret?rio S?rgio Rocha, o objetivo ? minimizar os acidentes ocorridos no per?odo de chuvas. Para isso, a Defesa Civil vai trabalhar em conjunto com outras secretarias e institui?es civis e militares.

"O lixo jogado em local errado ? o principal ocasionador de acidentes nesta ?poca do ano. Ent?o, orientamos a popula??o para que coloque o lixo para ser recolhido. Juiz de Fora tem quase 100% de coleta de lixo domiciliar, al?m disso, os bairros recebem capina e varri??o", explica S?rgio Rocha.

Para evitar acidentes, a colabora??o da popula??o ? fundamental. A orienta??o da Defesa Civil ? manter as calhas sempre limpas, proporcionando o escoamento da ?gua corretamente e evitando o desabamento das resid?ncias. Para que os barrancos n?o desabem, a subsecretaria alerta para que as pessoas n?o plantem ?rvores de grande porte nas encostas, como bananeiras. E o principal ? evitar jogar lixo nas ruas e nos rios, o que provoca entupimento dos bueiros e contribui para as enchentes.

Durante a entrevista coletiva, S?rgio disse que v?rias provid?ncias foram tomadas durante o ano para evitar surpresas desagrad?veis quando as chuvas come?arem. "Dragagem e limpeza de margens de rios e c?rregos, substitui??o e desentupimento da rede de esgoto, prolongamento da rede de ?gua pluvial, execu??o de bocas de lobo e obras de estabiliza??o de barrancos j? foram feitas para tentar evitar acidentes", diz.

O subsecret?rio acrescenta que um levantamento dos locais que podem servir de abrigos tamb?m j? foi realizado. "Fizemos este levantamento em toda a cidade e temos os contatos dos respons?veis em caso de precisarmos abrigar pessoas atingidas por enchentes ou outros acidentes".

Ocorr?ncias

Entre ?s 18h da ?ltima segunda-feira, 22 de outubro, e ?s 17h de ter?a-feira, do dia 23 do mesmo m?s, a defesa civil registrou 65 ocorr?ncias. O maior n?mero delas foi na regi?o leste da cidade.

A maior parte delas foi ocasionada por amea?a de escorregamento de barranco, o que totalizou 14 ocorr?ncias. Por trinca e rachadura nas paredes, muros, lajes e pisos foram dez ocorr?ncias e por infiltra?es em paredes, muros, lajes e pisos foram oito registros.