Carteira de Habilita??o

Por

Dificuldades para tirar carteira de motorista Em apenas cinco meses, 40 % de candidatos foram reprovados
no exame pr?tico em Juiz de Fora

Priscila Magalh?es
Rep?rter
13/03/2008

A carteira de motorista ? artigo de primeira necessidade para muitos brasileiros, sendo exigida at? como pr?-requisito para algumas vagas de trabalho. Isso faz com que muitas pessoas corram ?s auto-escolas em busca do documento, que para alguns ? sin?nimo de liberdade.

Segundo a assessoria de imprensa da Pol?cia Civil de Belo Horizonte, em apenas cinco meses, de setembro de 2007 a janeiro deste ano, foram 1.598 novas carteiras de motorista expedidas pelo Departamento de Tr?nsito (Detran) para Juiz de Fora. O n?mero parece alto, mas levando em considera??o que o ?ndice de aprova??o no exame pr?tico ? de cerca de 60%, percebe-se que muita gente fica para a pr?xima.

"Levando em considera??o a dificuldade financeira da maioria e a rigidez do c?digo de tr?nsito brasileiro, considero que a nossa m?dia ? satisfat?ria", diz o diretor de ensino de uma auto-escola de Juiz de Fora, Cristiano Rocha. Entre as principais dificuldades para tirar a habilita??o est?o o nervosismo e a ansiedade. "Estes fatores contribuem para que o candidato se esque?a de coisas b?sicas na hora da prova pr?tica, como olhar pelo retrovisor e avan?ar a parada obrigat?ria", explica.

Dessa forma, s?o as regras de circula??o que os alunos mais erram na prova de rua. E o erro come?a na prova te?rica, quando o ?ndice de erro tamb?m ? maior para este conhecimento. "Na te?rica, estas regras s?o as mais pedidas, por isso os candidatos erram muito e na pr?tica eles esquecem das normas por causa do nervosismo", explica. E n?o pense que as normas de circula??o s?o usadas no dia-a-dia por todos os motoristas. "S?o as regras menos usadas, como dar seta, olhar pelo retrovisor e parar em cima da faixa", comenta Cristiano.

Em JF, ? dif?cil?

Cristiano diz que n?o ? dif?cil tirar a habilita??o na cidade, mas tamb?m n?o ? f?cil. "Aqui ? muito r?gido como em todo o estado de Minas. Os examinadores seguem bem a resolu??o do Detran", diz. Para ele, a reprova??o depende de um conjunto de tr?s pontas, ocupadas pelo Detran, pelos instrutores e pelo aluno. "O primeiro est?, apenas, aplicando a lei de tr?nsito nos exames. Em grande parte, os segundos n?o se empenham e deixam o aluno mais nervoso, que, na terceira ponta, n?o treina o suficiente, por v?rios motivos".

A lei exige que o candidato cumpra 30 horas de aula te?rica, consideradas suficientes para ter conhecimento b?sico. "Essa prova tamb?m ? mais tranq?ila, pois ? de m?ltipla escolha, dando tempo para o aluno pensar e se acalmar. Por isso, o ?ndice de aprova??o ? alto. A maioria das pessoas faz uns 27 pontos, em 30". Para a prova pr?tica s?o 15 horas exigidas e o exame ? muito r?pido. O candidato tem cerca de 15 minutos para mostrar que sabe dirigir. "Nessa hora, a ansiedade pesa", completa.

O n?mero m?nimo de aulas ? considerado um problema para o diretor de ensino, pois elas s?o insuficientes e, quando terminam, o aluno n?o quer fazer mais. "Alguns acham que j? sabem dirigir e decidem n?o treinar mais. Outros, n?o t?m condi?es financeiras para fazer mais aulas". Em Juiz de Fora, as provas pr?ticas acontecem em cinco bairros diferentes, escolhidos aleatoriamente. Para conhecer bem cada um desses, ? necess?rio cerca de tr?s aulas em cada um. "Fora as aulas iniciais. Para um bom exame, ? necess?rio que uma pessoa que nunca dirigiu fa?a cerca de 30 aulas", garante ele.

Quem quer carteira?

Segundo Cristiano, a auto-escola ? procurada por pessoas de 18 a 60 anos, mas a faixa de concentra??o est? entre os jovens de 18 a 30. "Os mais novos t?m mais facilidade para tirar o documento que os mais velhos", diz ele. E entre os mais jovens, as mulheres conseguem passar pelos teste com mais facilidade que os homens. "Elas s?o mais atentas, calmas e dedicadas. Os homens s?o impacientes, querem tirar logo, e s?o mais distra?dos", garante.

Os que j? tiveram a experi?ncia de dirigir antes de chegar ? auto-escola s?o os que, geralmente, ficam para o pr?ximo exame. Este preparo n?o diz muita coisa. "Eles chegam aqui achando que sabem tudo e, muitas vezes, t?m v?cios dif?ceis de serem consertados, o que prejudica muito na hora do exame. Ela acha que est? preparada e n?o est?. Al?m disso, essa pessoa ? mais ansiosa".