Por

Surto de virose em Juiz de Fora
Virose, com sintomas de diarr?ia e v?mito,
contaminou os juizforanos, logo ap?s o Carnaval



S?lvia Zoche
04/03/05

O m?dico infectologista, Guilherme C?rtes Fernandes, fala sobre a import?ncia da hidrata??o durante o per?odo de contamina??o. Ou?a!

N?o se espante se voc? encontrar em casa ou na vizinhan?a algu?m que j? teve os sintomas do v?rus que t?m tomado conta de Juiz de Fora nos ?ltimos dias, provocando diarr?ia e v?mito. Em um mesmo fim de semana, o m?dico gastroenterologista, Luiz Quinet, atendeu quase 40 pacientes com a mesma reclama??o. Mas n?o se preocupe!
O surto j? est? em diminuindo
.
A recomenda??o ? a hidrata??o com
soro caseiro. (veja como tratar)

O que se sabe ? que o v?rus pode ser transmitido pelo ar. Uma simples conversa mais pr?xima, algu?m espirrando por perto ou uso de mesmos talheres, s?o suficientes para a contamina??o. Os sintomas aparecem e voc? n?o sabe extamente o motivo, at? descobrir que um monte de gente tamb?m est? com os mesmos problemas.

Foi o que aconteceu com a fam?lia de Fernanda Magalh?es Goretti (foto abaixo). Assim que voltaram de uma viagem de carnaval a Guarapari, no dia 10 de fevereiro (quinta) ela notou que seu filho de um ano estava com diarr?ia "O Mateus estava molinho. Pensei que fosse cansa?o da viagem. No dia seguinte, ele come?ou a ter diarr?ia e depois, v?mito". Levaram o beb? ao m?dico, que desconfiou de uma poss?vel virose.

Perceberam que era uma virose, um dia depois, quando a m?e e os av?s de Mateus tiveram os mesmos sintomas. "O pior ? que foi justamente no dia da festa da minha formatura", lamenta Fernanda. "Meus pais n?o conseguiram ir ? festa. Tomei rem?dio contra os enj?os e fui com meu irm?o e a namorada dele. Mas acabei ficando sozinha na festa, porque a namorada dele tamb?m passou mal".

Para completar, o irm?o mais novo e o o namorado de Fernanda tamb?m tiveram a virose. "Depois disso, diversos amigos come?aram a me ligar para saber o que minha fam?lia fez para melhorar. Estavam com a virose", relata.

A prima de Fernanda, Priscila Goretti de Landa (foto ao lado), disse que estava com receio de se contaminar, por ter ido na casa da fam?lia no dia em que quase todos estavam com a virose. "Estive com eles no s?bado. Na ter?a, passei muito mal. Tomei soro caseiro, mas n?o parava no est?mago". A solu??o foi ir para hospital. "Cheguei desidratada. Tomei soro, na veia, com rem?dios anti-enj?o por quase dua horas". Para piorar a situa??o, Priscila descobriu que estava com faringite.
"Emagreci 3 Kg".

J? o analista de sistemas Leonardo Bonoto (foto abaixo) sentiu as dores abdominais no dia 19 de fevereiro (s?bado). Passadas algumas horas, aconteceu o inevit?vel: v?mito seguido de diarr?ia. "Fui ao hospital, porque j? tive problemas antigamente com desidrata??o. Fiquei, mais ou menos, umas tr?s horas no soro", diz.

As sensa?es de dor no est?mago ainda persistiram por mais dois dias. Recentemente, ele descobriu que sua irm? pegou a virose, dois dias antes dele. "Depois foi a vez da minha m?e. Ainda soube de vizinhos que tiveram tamb?m".

No dia 26 de fevereiro, o filho mais novo da dentista M?nica Regina P. Senra Soares, apresentou os sintomas de v?mito e diarr?ia. "Depois, foi a minha vez e o meu menino de quatro anos. Pela manh?, meu marido come?ou a se queixar", conta. O mal estar foi t?o grande que ela n?o conseguiu trabalhar no dia seguinte e ficou com as sensa?es da virose por uns cinco dias. "A ?nica coisa que fizemos foi tomar soro e rem?dios contra enj?o".

Diagn?stico
De acordo com o m?dico infectologista, Guilherme C?rtes Fernandes, n?o foi isolado nenhum tipo de v?rus. "? um quadro cl?nico compat?vel com a diarr?ia aguda, que pode ser causada por algumas viroses, entre elas o rotav?rus. Alguns tipos de adenov?rus tamb?m podem causar esses tipos de viroses. At? agora, o que sei, ? que n?o foi isolado nenhum rotav?rus em nenhum desses casos e nenhum adenov?rus, cujo isolamento ? mais dif?cil de se fazer".

O tempo de incuba??o do v?rus, em m?dia, ? de uma semana. "Voc? pode perceber que h? alguns dias, o n?mero de pessoas com a virose era maior. A contamina??o chega no seu ponto m?ximo e depois vai diminuindo".

Tratamento
A ?nica forma de tratamento ? a hidrata??o, inicialmente com soro via oral. Caso n?o seja suficiente, ? necess?rio procurar um hospital. "O grande problema ? a desidrata??o", diz C?rtes. Normalmente, as viroses s?o mais complicadas em crian?as at? dois anos.

A dica para n?o precisar ir at? um hospital ? ingerir o soro em pequenas quantidades, v?rias vezes. "N?o adianta querer tomar um copo de 300 ml que o est?mago n?o vai ag?entar. Tome 50ml, a todo momento, para n?o passar mal. Assim, voc? vai repor o l?quido que perdeu, aos poucos", explica.

Para quem j? teve a virose, um aviso: ? bem prov?vel que voc? n?o seja acometido pela virose novamente. "Normalmente, isso n?o acontece", esclarece C?rtes.