Telefonia Celular

Por

Telefonia Celular

Impasse em Juiz de Fora
Antenas de Telefonia Celular! Um perigo?

T?mara Lis
27/06/03

Nos ?ltimos dias os juizforanos, principalmente os moradores do bairro Santa C?ndida, andam ?s voltas com um problema muito s?rio: j? n?o t?m mais tranq?ilidade para dormir ou estudar depois que v?rios casos de c?ncer, que eles acreditam serem relacionados ? proximidade com uma antena de telefonia celular, foram detectados em moradores da regi?o.

A preocupa??o ? tanta que 813 estudantes da Escola Municipal Santa C?ndida est?o sem aulas por tempo indeterminado at? que a antena de telefonia celular instalada no local seja retirada.

As controv?rsias sobre os malef?cios ou n?o da exposi??o a esta radia??o s?o grandes entre os pesquisadores. A preocupa??o na cidade ? tanta que neste m?s foi realizado um Semin?rio sobre Antenas de Telefonia Celular em Juiz de Fora reunindo estudiosos de todo o pa?s para buscar mais informa?es sobre o tema.

Entendendo o Problema
O sistema de telefonia celular ? respons?vel pela emiss?o de ondas eletromagn?ticas que variam de 10 Mhz a 300 Ghz. Para alguns estudiosos h? uma correla??o entre a exposi??o a esse tipo de radia??o e o aparecimento de alguns tipos de doen?as, como por exemplo o c?ncer. Opini?o contestada por um n?mero tamb?m significativo de estudiosos.

A controv?rsia ? t?o grande que em Juiz de Fora j? foi entregue pelo prefeito Tarc?sio Delgado um projeto de lei que determina novas normas para a instala??o e o funcionamento de antenas de telefonia celular no munic?pio. O que se pretende ? estabelecer padr?es rigorosos e atualizados em rela??o ? localiza??o e aos n?veis de emiss?es de ondas eletromagn?ticas das esta?es de r?dio-base.

Mesmo dentro do limite permitido a exposi??o constante ? radia??o eletromagn?tica pode fazer mal?

Escola Municipal Santa C?ndida em Juiz de Fora.
A antena est? a apenas 30 metros da escola

? o que se perguntam estudiosos do assunto. Estudos feitos em 1993 no Reino Unido e em 1996, na Austr?lia, apontaram que quanto maior a proximidade em rela??o a antena, maior tamb?m foi a incid?ncia de c?ncer, principalmente a leucemia e tumor cerebral. Correla??o ainda contestada por alguns pesquisadores.

A Comiss?o Internacional de Prote??o ?s Radia?es n?o-ionizantes, ? um ?rg?o ligado ? Organiza??o Mundial de Sa?de e tem a fun??o de orientar o debate internacional sobre o assunto, e estabeleceu que nenhuma antena deve emitir radia??o superior a 435 microwatts por cm2; valor acima do qual j? foi cientificamente provado que o campo eletromagn?tico eleva a temperatura do corpo podendo causar graves danos a sa?de.

Opini?o de quem entende!
As empresas de telefonia celular deveriam investir menos em propaganda e mais em infra-estrutura para evitar que as cidades se transformem em paliteiros de radia?es

A frase foi proferida pelo coordenador-executivo da Associa??o Brasileira de Defesa dos Moradores e Usu?rios Intranq?ilos com Equipamentos de Telecomunica?es Celular (Abradecel), Jo?o Carlos Rodrigues Peres. Ser? que ? isto mesmo que est? acontecendo?

De acordo com o professor Francisco de Assis Ferreira Tejo, do Departamento de Engenharia El?trica da Universidade Federal de Campina Grande (PB), um dos participantes do Semin?rio sobre antenas de telefonia celular, promovido em Juiz de Fora neste m?s pelo Comit? de Cidadania, fatores como etnia, tempo de exposi??o e proximidade da fonte, aliados a outros, s?o significativos quanto ? maior ou menor intensidade dos efeitos biol?gicos dessas radia?es.

Na opini?o do professor ?lvaro Augusto de Salles, Prof. da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Depto. de Engenharia El?trica, que tamb?m participou do semin?rio em Juiz de Fora, tratando do tema Efeitos Biol?gicos das Radia?es N?o lonizantes, as pesquisas nesta ?rea est?o muito lentas em rela??o aos avan?os tecnol?gicos da telefonia celular.

Efeitos comprovados da exposi??o acima do limite da radia??o eletromagn?tica

  • queimaduras
  • catarata
  • altera?es em marca passos e v?lvulas card?acas
  • precipita??o de paradas cardiovasculares
  • derrames
  • m?-forma??o fetal

  • Efeitos ainda em estudo

  • altera?es neurol?gicas
  • altera??o da fertilidade
  • c?ncer, com risco maior para crian?as
  • cansa?o
  • perda de mem?ria
  • mal de Parkinson
  • mal de Alzheimer
  • altera?es gen?ticas

  • Medo e Inseguran?a
    No entanto um estudo publicado recentemente na International Journal of Oncology (Revista Internacional de Oncologia) fez a associa??o do uso de aparelhos celulares ? incid?ncia de c?ncer cerebral.

    Mas porque este medo da antena se vivemos diariamente em contato muito mais pr?ximo com os aparelhos celulares? A preocupa??o acontece porque a radia??o emitida pela antena ? muito superior ao aparelho.

    No entanto elas ficam longe de nossas cabe?as, certo? N?o mais.

    Com o aumento desenfreado das instala?es das antenas elas est?o cada vez mais perto de n?s. De acordo com a Organiza??o Mundial de Sa?de, a instala??o da antena deve ser feita no centro de uma ?rea livre de 200 metros quadrados e a 30 metros de altura, no m?nimo. Muito distante do que v?m acontecendo por exemplo no bairro Santa C?ndida em Juiz de Fora onde a antena est? instalada a 30 metros da escola.

    O que est? sendo feito!
    Medidas est?o sendo tomadas para controlar a instala??o das antenas. A previs?o ? que at? 2004, todas as quase 14 mil esta?es r?dio-base de telefonia celular (antenas) instaladas no Brasil ser?o obrigadas a comprovar que est?o operando dentro do limite de emiss?es eletromagn?ticas previsto pela OMS (Organiza??o Mundial da Sa?de) como seguro para a sa?de humana e adotado pela Anatel (Ag?ncia Nacional de Telecomunica?es).

    As operadores que n?o cumprirem as exig?ncias at? esta data e estiverem produzindo um campo eletromagn?tico de mais de 4,35 watts por metro quadrado podem estar sujeitas a penaliza?es que v?o desde advert?ncias at? a cassa??o tempor?ria. O campo eletromagn?tico ? produzido pelas antenas quando h? transmiss?o de dados para os aparelhos celulares.

    As den?ncias a Anatel podem ser feitas pelo 0800-332001

  • Leia na integra as exig?ncias da delibera??o normativa n? 9 do Conselho Municipal de Meio Ambiente, em vigor desde outubro de 2002 em Juiz de Fora
  • Artigo publicados em revistas ci?ntificas sobre o assunto (em Ingl?s)
  • Mais um artigo cientifico sobre o assunto (em Ingl?s)
  • Uma ajudinha: leia nossa mat?ria sobre tradutores de p?ginas e textos!

    Na pr?xima mat?ria da s?rie voc? vai ter acesso, na integra, a estudos sobre o assunto feitos por pesquisadores de todo o pa?s.