Cobrança de intervenções na área sudeste da cidade

Por

Cobran?a de interven?es na ?rea sudeste da cidade Secret?rios da PJF t?m 15 dias para dar in?cio ?s pr?ticas de manuten??o nos bairros depois de terem feito tour pela regi?o juntamente com o prefeito


Marinella Souza
*Colabora??o
06/08/2008

A regi?o sudeste de Juiz de Fora est? marcada por problemas relacionados ? limpeza e o prefeito Jos? Eduardo Ara?jo reuniu parte do seu secretariado na manh? desta quarta-feira, 06 de agosto, para conhecerem a realidade da regi?o.

Segundo o prefeito, depois de conhecidos os problemas o prazo ? de 15 dias para que os secret?rios d?em in?cio ?s interven?es necess?rias. "Meu objetivo com esse passeio ? mostrar para os secret?rios os problemas vividos pela regi?o. N?o quero que eles esque?am o que viram. Daqui 15 dias vou voltar aqui sozinho para vistoriar", afirma.

O prefeito j? havia passado pelos bairros para identificar os problemas e saber o que cobrar de cada um dos seus secret?rios.

O prefeito ressalta a import?ncia da participa??o da popula??o na manuten??o dos servi?os que v?o ser feitos a partir de agora. Est? prevista para setembro uma campanha educatiba da popula??o em rela??o ? limpeza, j? que fatores simples como o hor?rio de coleta de lixo, n?o s?o respeitados, facilitando a sujeira das ruas.

Ele pretende que a Cesama, a Empav e o Demlurb ajam em conjunto para realizar as interven?es e garante que essas benfeitorias n?o dependem de verbas para serem realizadas. "Tem quem possa fazer isso. N?o custa dinheiro, custa boa vontade e educa??o, se custasse dinheiro eu n?o estaria aqui".

Surpresa

Em visita ao bairro Floresta, Jos? Eduardo Ara?jo e sua equipe ficaram positivamente surpreendidos. Al?m de uma Unidade B?sica de Sa?de (UBS) limpa, organizada e abastecida de rem?dios, encontraram um posto m?dico que serve de suporte para a UBS que atende a popula??o do Floresta e tamb?m do bairro Jardim Esperan?a. "Isso prova que quando a popula??o colabora, o bairro funciona", diz o prefeito.

E boa vontade n?o falta no local. A presidente do bairro, Maria Isabel Brega Quaquio, se encarrega de cuidar e reivindicar as melhorias para o bairro. Maria Isabel avalia positivamente a visita inesperada do prefeito.

"Eu gostei do prefeito ter vindo porque ? bom chegar de surpresa nos bairros. N?o adianta voc? ver um lugar todo arrumado. ? bom chegar para ver como est? agindo a comunidade". Apesar disso, a presidente do bairro fez algumas reivindica?es relativas ? estrada do Tosa, que n?o foi totalmente arrumada, ? cria??o de uma ?rea de lazer e melhorias na ?rea de sa?de.

"O Centro Comunit?rio j? tem uma ?rea de sa?de, mas ? preciso melhorar mais porque n?s precisamos da ajuda da comunidade para erguer a obra". Segundo Maria Isabel, alguns projetos j? est?o na SPU e o secret?rio Jos? Walter garantiu que as demandas est?o anotadas, sendo cobrado pelo prefeito para efetiv?-las. "N?o adianta anotar, tem que fazer", diz.

Jos? Eduardo considera que a visita dos bairros foi positiva porque "os secret?rios puderam ver in loco aquilo que realmente acontece, podendo colaborar junto aos seus comandados pela melhoria da manuten??o da cidade". Segundo ele, o pr?ximo passo agora ? cobrar atitude da sua equipe.

Conhe?a alguns dos problemas enfrentado na regi?o:

Viaduto Augusto Franco

Capina, entulho e falta de ilumina??o. O prefeito exigiu que sejam colocados cinco postes na regi?o.

Bairro Santo Ant?nio

Lixo e mato nas cal?adas. Limpeza e capina do c?rrego. O prefeito alega que em, no m?ximo, quatro dias d? para esse problema ser resolvido.

Bairro Floresta

Al?m dos pedidos da presidente do bairro, o prefeito pediu aos secret?rios que providenciassem a ilumina??o do campo de futebol que existe no bairro, e arrumassem o entorno a fim de garantir um espa?o para caminhadas.

Bairro Retiro

Al?m da limpeza, a UBS do bairro vai ficar pronta em, no m?ximo 60 dias.

Estrada Uni?o Ind?stria

Tentar complementar a via Jo?o Goulart, atrav?s de parcerias com as empresas privadas, que v?o ser as mais beneficiadas com a obra.

Bairros Vila Ideal e Vila Olavo Costa

Essas s?o, na vis?o do prefeito, as regi?es mais maltratadas da cidade e ? preciso dar uma aten??o especial a elas.

Bairro Santa Tereza

Segundo o secret?rio de Defesa Civil, S?rgio Rocha, "a id?ia ? tentar criar uma rede de capta??o e uma grande ?rea de impermeabiliza??o antes do per?odo das chuvas". Para conter o risco de desabamentos, uma lona espec?fica est? sendo negociada com uma empresa do ramo. Caso haja demora, o prefeito determinou que se utilize uma lona preta mais resistente. Segundo o prefeito "essa ? uma medida paliativa que ? responsabilidade da prefeitura".

Bairro JK

Em duas ruas h? risco de desabamento que o prefeito garantiu solucionar de forma paliativa, assim como ser? feito no Santa Tereza.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o na UFJF