Quarta-feira, 05 de novembro de 2008, atualizada ?s 13 h

Pol?cia Federal desarticula quadrilha especializada em tr?fico de drogas e lavagem de dinheiro



Daniele Gruppi
Rep?rter

A Pol?cia Federal (PF) e a Pol?cia Militar (PM) deflagrou nesta quarta-feira, dia 05 de novembro, a Opera??o Metralha, que visa desarticular uma quadrilha especializada em tr?fico de drogas e lavagem de dinheiro. Os policiais cumpriram 27 mandatos de busca e apreens?o e 15 de pris?o, sendo que aconteceram quatro autua?es de pris?o em flagrante em Juiz de Fora.

Os tr?s homens, da mesma fam?lia, acusados de serem os mandantes da quadrilha foram presos em suas resid?ncias. Conhecidos como irm?os metralha, Alexandre Marcos Monteiro, o Naninho, Geraldo Magela Preira, o Naninho e Peterson Pereira Monteiro, o Z?io, agiam, principalmente, no S?o Benedito. No bairro, foi descoberto um laborat?rio de transforma??o de drogas, onde se encontrava uma metralhadora pronta para o disparo.

As pris?es foram efetuadas no Aeroporto, Linhares, Alto dos Passos, S?o Mateus, Centro, Nova Era, Ces?rio Alvim, Milho Branco e S?o Dimas. Em Bicas, foi preso o empres?rio Roberto de Souza Rocha. Segundo o delegado da Pol?cia Federal, Cl?udio Nogueira ele ? dono de uma concession?ria e negociava freq?entemente com os irm?os. Em Muria?, a pol?cia vasculhou a casa da m?e de Juninho Pitbull, traficante que esteve ligado aos irm?os antes de come?ar a agir indepentente. Os presos foram encaminhados para o Ceresp a as duas mulheres para a Penitenci?ria Ariosvaldo Campos.

Foram apreendidos seis ve?culos, cinco motocicletas, R$ 80 mil, 1,5 quilo de coca?na e craque e 20 gramas de maconha. Nogueira justificou a pequena quantidade de drogas dizendo que dificilmente os l?deres ficam com drogas em casa. O delegado afirmou ainda que os irm?os negociaram essa semana mais de R$ 100 mil em ve?culos.

Os policiais encontraram tamb?m um CD com uma faixa fazendo refer?ncia aos irm?os. Um dos trechos da m?sica diz: "Se tentar contra o Naninho (barulho de tiro), se tentar contra o G? (barulho de tiro), se tentar contra o Z?io (barulho de tiro)... T?o fudido a firma ? rica... Nosso bonde ? humilde, ningu?m t? passando fome, Naninho, G? e Z?io, o bonde do come couro... Se tentar contra o chefe, a mulher fica vi?va..."

Participam da Opera??o 240 policiais, sendo que 85 vieram de Belo Horizonte e de cidades do interior de Minas Gerais. O delegado afirma que a quadrilha ? investigada h? mais de um ano e ? considerada a que possui maior poder de tr?fico em Juiz de Fora. ? formada tamb?m por empres?rios que facilitavam a lavagem de dinheiro, realizada atrav?s da aquisi??o de im?veis e de ve?culos.

Em nota ? imprensa, a Pol?cia Federal relatou que trata-se de uma quadrilha bem organizada e articulada, que usa modalidades t?picas das m?fias italianas, chegando a matar pessoas que tentam quebrar o ciclo da organiza??o e fazendo apelos ? intimida??o e ? viol?ncia. Outra caracter?stica do grupo, que dificultava a a??o dos policiais era o fato de mudarem com freq??ncia de resid?ncia e tamb?m de telefone.

Os integrantes podem responder pelos crimes de tr?fico il?cito de entorpecentes e lavagem de dinheiro, com penas que variam de cinco a 15 anos de reclus?o e multa, para o primeiro crime e de tr?s a dez anos para o segundo.

Nogueira avaliou positivamente a Opera??o. "A situa??o do tr?fico na cidade estava perdendo o controle. Acredito que a a??o vai intimidar os outros traficantes." Para o coronel da Pol?cia Militar, Gilmar Sim?es de Lima (foto, ? direita), a participa??o da comunidade ? fundamental para a realiza??o de Opera?es dessa natureza. "As den?ncias facilitam as investiga?es."