Movimentos sociais discutem paralisação das obras do Restaurante Popular com ministro Patrus Ananias

Por

S?bado, 28 de mar?o de 2009, atualizada ?s 11h32

Movimentos sociais discutem paralisa??o das obras do Restaurante Popular com ministro Patrus Ananias


Clecius Campos
Rep?rter

Representantes do Conselho Municipal de Seguran?a Alimentar e Nutricional Sustent?vel (Comsea) e outros movimentos sociais de Juiz de Fora pediram a aten??o do ministro do Desenvolvimento Social e Combate ? Fome, Patrus Ananias, no que diz respeito ? constru??o e manuten??o do Restaurante Popular em Juiz de Fora. Ananias veio ? cidade neste s?bado, dia 28 de mar?o, a convite do Diret?rio Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) e palestrou sobre pol?ticas e programas sociais, na C?mara de Juiz de Fora.

De acordo com a presidente do conselho, Bettina Koyro, o apoio do Governo Federal ? necess?rio, pois a Prefeitura de Juiz de Fora teria anunciado a impossibilidade de dar prosseguimento ? constru??o do Restaurante Popular no ano de 2009. "A mobiliza??o do conselho e dos movimentos sociais n?o est? sendo suficiente. Aproveitamos a visita do ministro para pedir que seja feita tamb?m uma press?o de cima para baixo", diz.

Ananias argumenta que o minist?rio fez o repasse de recursos para a constru??o do restaurante e que n?o pode pressionar a administra??o municipal para que apresse as obras. "O que podemos fazer ? ajudar a atual gest?o a pensar alternativas para reduzir custos, incentivando a participa??o em projetos sociais, como o Programa de Aquisi??o de Alimentos, que privilegia a agricultura familiar, o Banco de Alimentos e as Cozinhas Comunit?rias", diz.

A assessoria de comunica??o da Prefeitura informou que, embora a verba para a constru??o do Restaurante Popular exista, n?o h? previs?o para o in?cio das obras. A prioridade da administra??o municipal ? sanar a d?vida de R$ 32 milh?es com a Receita Federal. S? depois do acerto de contas ? que ser? discutida, com a popula??o, a quest?o da pol?tica alimentar na cidade.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes