Padroeiro de JF é celebrado em diversas par?quias da cidade

Por

Padroeiro de JF ? celebrado em diversas par?quias da cidade
Terça-feira, 11 de junho de 2013, atualizada às 12h40

Padroeiro de JF é celebrado em diversas paróquias da cidade


Da Redação

Padroeiro de Juiz de Fora e da Arquidiocese, Santo Antônio é celebrado pela Igreja Católica no dia 13 de junho. As paróquias e comunidades, já se preparam para o dia festivo. Considerado é um dos santos mais populares do Brasil, é conhecido como santo casamenteiro e padroeiro dos pobres.

Na Catedral Metropolitana a novena termina nesta quarta-feira, 12 de junho, às 19h. No dia de Santo Antônio, haverá distribuição de pães nas missas das 6h, 8h, 10h, 12h, 14h, 16h, 18h e 20h. A celebração das 10h será presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. A Catedral pede que os fiéis tragam o seu próprio pão para ser abençoado ou faça doação na recepção.

No Seminário Santo Antônio a novena também encerra nesta quarta-feira, às 18h. Também no dia 12acontece o Jantar Caipira, a partir das 21h. O convite para esse evento deve ser adquirido com antecedência na própria instituição.

Dia Maior

Na quinta-feira, 13, dia de Santo Antônio, a programação inclui a Inauguração do Novo Centro Administrativo da Arquidiocese, com missa as 18h, na capela da instituição. De 13 a 16 de junho acontece a tradicional Feira de Santo Antônio, com barraquinhas de comidas típicas, com doces, canjica doce, coisas da roça, caldos, churrasco, salgados, refrigerante, pescaria, bazar e música ao vivo etc. Na quinta, sexta e sábado as missas acontecem às 18h e no domingo, 16, às 10h e 18h30. O funcionamento das barracas começa após as celebrações da noite. Para o domingo está programado também o tradicional Almoço de Santo Antônio, a partir das 11h30. O cartão deve ser adquirido no próprio seminário. Também na sexta-feira, acontece o III Concurso de Quadrilhas no dia 14/06. O evento contará com participação de grupos de jovens da arquidiocese.

Na Paróquia Santo Antônio do Paraibuna haverá missas e procissão. Às 8h e às 15h acontece celebração na Igreja Santo Antônio sendo que a última conta, ainda, com unção dos enfermos. Às 17h haverá procissão, partindo da Igreja Divino Espírito Santo para a Igreja de Santo Antônio, onde será celebrada a missa de encerramento da festa com bênção e partilha do pão de Santo Antônio. No dia do padroeiro também tem festa social com barraquinhas.

Confira neste link a programação completa.

Centro Administrativo

O novo Centro Administrativo da Arquidiocese será inaugurado no dia do padroeiro de Juiz de Fora. As festividades iniciam as 15h30. O prédio, nomeado Christus Lumen Gentium, concentra a Cúria Metropolitana, o Centro Pastoral, o Tribunal Elesiástico e o departamento de comunicação, sendo que futuramente também abrigará o Arquivo Arquidiocesano e a Rádio Catedral. Na programação do evento estão incluídas celebração da palavra, bênção das instalações, recital, missa e as tradicionais barraquinhas da feira de Santo Antônio. O edifício fica na avenida Rio Branco 4516, no Alto dos Passos.