Funcionários dos Correios planejam paralisação no dia 24 de dezembro

Por

Quarta-feira, 16 de dezembro de 2009, atualizada às 19h

Funcionários dos Correios planejam paralisação no dia 24 de dezembro

Aline Furtado
Repórter

Mais da metade do efetivo de funcionários da agência dos Correios do bairro Santa Terezinha paralisaram as atividades, por uma hora, na manhã desta quarta-feira, 16 de dezembro. A categoria agendou uma assembleia para o próximo dia 23, na qual será verificada a possibilidade de paralisação de 24 horas do efetivo da agência do bairro Santa Terezinha no dia 24 de dezembro.

De acordo com o diretor financeiro do Sindicato dos Correios, João Ricardo Guedes, 27 dos 50 funcionários da agência aderiram ao ato, que teve como foco os carteiros. A manifestação foi uma forma de protesto da categoria devido às condições de trabalho e à sobrecarga de serviços. "As reuniões entre a empresa e a categoria não trazem resultados. Estamos apresentando nossa indignação há muito tempo, mas não há respostas que atendam às nossas reivindicações."

A paralisação acarretou atraso na entrega de cargas, que já estava prejudicada devido à maior procura pelos serviços às vésperas do Natal. Segundo Guedes, a manifestação foi de advertência diante dos casos de absenteísmo provocados por problemas de saúde em decorrência da sobrecarga de trabalho. "A categoria está trabalhando no limite."

Na tarde desta quarta-feira, a gerência local dos Correios confirmou uma visita à central, possivelmente ainda esta semana. A intenção é que os funcionários sejam ouvidos durante o encontro. A agência atende aos bairros das regiões Norte, Sudeste e Leste. "A data foi escolhida como forma de pressionar a empresa, já que é um período de grande movimento."

Guedes destaca, ainda, a possibilidade de a categoria apresentar denúncias sobre as condições de trabalho ao Ministério do Trabalho, caso não haja negociação.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes