Aócio garante investimentos para Juiz de Fora
Aécio garante investimentos para Juiz de Fora Em visita de algumas horas à cidade, governador falou sobre obras viárias, hospital regional, prévias do PSDB e reeleição
Repórter
4/06/2009
Em visita a Juiz de Fora, nesta quinta-feira, 4 de junho, o governador Aécio Neves (PSDB) garantiu que o cronograma de investimentos anunciado na campanha eleitoral do prefeito Custódio Mattos no ano passado está mantido, mesmo com a queda de arrecadação do Estado. Minas Gerais registrou por seis meses consecutivos baixas decorrentes da crise financeira, que afetaram, principalmente, a arrecadação do ICMS. "Quando há queda de arrecadação, é o momento de se estabelecer com mais clareza quais são as prioridades efetivas. Juiz de Fora é a prioridade da prioridade", disse.
A visita do governador começou no prédio da Prefeitura por volta das 14h30. Após uma rápida reunião com o prefeito, secretários estaduais e secretários municipais, Aécio falou com a imprensa. No Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), um grupo de estudantes beneficiados pelo programa Poupança Jovem aguardava o governador. Juiz de Fora é uma das primeiras cidades a implementar o programa, que atende a 3.241 estudantes da rede estadual.
Depois, Aécio seguiu para o Expominas, onde participou da entrega de 156 micro-ônibus e 100 ambulâncias para 98 municípios das regiões Sul, Zona da Mata e Campo das Vertentes. O governador também repassou R$ 10 milhões para 51 Consórcios Intermunicipais de Saúde para a compra de equipamentos e a construção de unidades assistenciais.
Dos três projetos que resumem a atuação do governo do Estado em Juiz de Fora nos primeiros seis meses de 2009 - obras viárias, Hospital de Urgência e Emergência e Poupança Jovem - o governador anunciou a liberação de R$ 13 milhões para a primeira etapa de intervenções viárias no Centro. A verba será destinada para as obras de um mergulhão e de uma ponte na Praça dos Três Poderes, no espaço conhecido como Terreirão do Samba, ao lado do prédio da Prefeitura. A intervenção vai possibilitar a transposição da ferrovia, conectando o Centro da cidade ao binário da avenida Brasil, em mão única, sentido bairro/Centro. O projeto para a primeira etapa deve ficar pronto em 60 dias e espera-se que as obras sejam iniciadas ainda este ano.
Sobre o Hospital Regional de Urgência e Emergência, popularmente chamado de Hospital da Zona Norte, o governador garantiu o convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para a elaboração do projeto. "Tão logo ele esteja pronto, haverá a desapropriação da área, próxima à rodoviária. Parte do orçamento está garantido para este ano e a complementação do orçamento virá no ano que vem."
Governo Lula e eleições 2010
Durante a visita a Juiz de Fora, o governador Aécio Neves falou sobre sucessão presidencial e as prévias do PSDB pela candidatura em 2010, em que disputa internamente os votos do partido com o governador de São Paulo, José Serra. O governador mineiro já havia descartado a possibilidade de compor a chapa como candidato a vice-presidente, por entender que o cargo deve ser disponibilizado a outra legenda da coligação. Porém, a disputa interna do partido promete ser o destaque da corrida pré-eleitoral deste ano.
Nesta sexta-feira, 5 de junho, o governador segue para o Paraná com o governador José Serra, onde discutem a política agrícola que o PSDB deve apresentar na campanha eleitoral. Os textos são revisados por Madalena Fernandes