Número de oficiais da Guarda Municipal diminui no Centro

Por

Número de guardas municipais diminui no CentroTropa precisou ser remanejada para atender demandas em outros locais da cidade. Mais profissionais podem ser contratados até início do próximo ano

Clecius Campos
Repórter
26/8/2009

Após quase nove meses de atuação em Juiz de Fora, a Guarda Municipal reduz número de membros no Centro da cidade. De acordo com uma comerciante da Praça da Estação, Vitória Barreto, os guardas, que antes ficavam 24 horas no local, agora tomam conta também da Praça Antônio Carlos. "A presença deles é importante, pois inibe a ação de marginais."

Outro comerciante do mesmo local, José Fontes Antunes, também percebeu que os integrantes passaram a fazer uma espécie de ronda na Praça da Estação. "Antes eles ficavam direto por aqui. De uns tempos para cá, estão transitando e sempre passam por aqui." Para ele, a sensação de segurança aumenta quando os profissionais estão por perto. "O local está mais tranquilo, desde a implantação da Guarda."

Uma artesã que expõe produtos no Parque Halfeld afirma que dificilmente vê guardas atuando no local aos sábados e domingos. "O espaço fica entregue aos drogados, bêbados e a prostitutas. Eu evito vir trabalhar nos finais de semana porque é perigoso." Na Praça Antônio Carlos, a rampa para prática de skate apresenta pichações recentes (foto abaixo).

De acordo com o chefe do Departamento da Guarda Municipal, José Mendes da Silva, o número de guardas no Centro diminuiu devido a novas demandas de segurança ao patrimônio em outras partes da cidade. Desde fevereiro, a tropa apoia outros órgãos da Prefeitura que solicitaram reforço. O Hospital de Pronto Socorro (HPS), a Regional Leste, a Secretaria de Saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Santo Antônio, São Bernardo e Parque Guarani, além da Policlínica de Benfica, do CAIC de Santa Cruz e da Escola Municipal Professor Nilo Ayupe ganharam a presença dos membros da Guarda Municipal.


ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.