Seminário debate soluções para o caso Amac e para políticas sociais do munic?pio

Por

Sábado, 24 de outubro de 2009, atualizada às 13h21

Seminário debate soluções para o caso Amac e para políticas sociais do município

Aline Furtado
Repórter

O seminário Amac Te Quero Viva foi realizado neste sábado, 24 de outubro, com o objetivo de discutir a atual situação da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). O evento foi promovido pela Comissão de Cidadania da Câmara Municipal de Juiz de Fora. "Nossa intenção era reunir o máximo de funcionários possível para que pudéssemos aprofundar as discussões a respeito da Amac", destacou o vereador José Sóter de Figueirôa (PMDB), que integra a comissão. 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), Cosme Nogueira, com o seminário foi possível esclarecer quais são as alternativas para o futuro da instituição, destacando os conceitos de público e privado. "A partir do seminário, podemos dizer que estamos bem informados tanto sobre as questões referentes à assistência social quanto com relação aos princípios legais."

A Amac poderá ser transformada em organização social, fundação estatal de direito privado ou fundação pública de direito público, sendo a última a mais defendida devido à possibilidade de estabilidade daqueles que já são funcionários da instituição. O evento foi uma forma de debate a partir do impasse causado pelo fato de o Ministério Público entender que, por se tratar de órgão público, os funcionários da Amac devam ser contratados por meio de concurso público.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes