Moradores de Carangola fazem manifestação contra o fechamento da BR-482

Por

Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009, atualizada ?s 16h54

Moradores de Carangola fazem manifesta??o contra o fechamento da BR-482


Priscila Magalh?es
Rep?rter

Moradores da cidade de Carangola, na Zona da Mata, v?o protestar, na pr?xima segunda-feira, 9 de fevereiro, contra a interdi??o da BR-482, entre os quil?metros 30 e 59, trecho que liga a cidade a Fervedouro. A manifesta??o ocorre na pra?a Governador Valadares ?s 16h.

Segundo o presidente da C?mara Municipal de Carangola, vereador Carlos Ant?nio Candinho, a via est? totalmente fechada desde a ?ltima sexta, 30 de janeiro. H? cerca de tr?s anos a rodovia vem sofrendo deteriora?es e desde ent?o n?o houve resposta do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (Dnit) sobre sua recupera??o. "Temos procurado o Dnit e a conversa n?o tem flu?do."

Segundo o supervisor do Dnit em Leopoldina, Jos? Paulo Silva Pinto, o asfalto j? cedeu entre 1,5 metro e quatro metros, dependendo do ponto, e ainda n?o parou de afundar, o que oferece risco para os motoristas que furam o bloqueio. Os moradores de Carangola e das cidades vizinhas querem que o problema seja solucionado rapidamente, j? que, segundo o vereador, a interdi??o est? provocando preju?zo ao com?rcio e causando transtornos. "O bloqueio prejudica o acesso ao hospital da cidade."

Segundo Jos? Paulo, o levantamento topogr?fico do trecho come?ou a ser realizado na ?ltima quinta, 5 de fevereiro. Ap?s a conclus?o do trabalho, o or?amento ser? enviado a Bras?lia em car?ter de emerg?ncia. A previs?o ? de que o levantamento termine at? a pr?xima segunda, dia 9. A conclus?o da obra, que deve modificar o trajeto da estrada, pode acontecer em at? seis meses ap?s a libera??o da verba.

Entretanto, a inten??o ? que parte da rodovia seja liberada logo que haja condi?es seguras de passagem para os ve?culos. O desvio pode ser feito por Muria?, Tombos e Carangola, com aumento de 40 quil?metros no percurso. Outra op??o ? passar por Muria?, Realeza, Manhua?u, Manhumirim e Carangola, com 90 quil?metros a mais.

Al?m deste ponto, ainda h? outros sete em estado cr?tico, com muitos buracos. Segundo Jos? Paulo, a licita??o para o servi?o de conserva??o, como tapa-buracos e capina, j? foi realizada e est? em fase de contrato.

Obras come?am no trecho da BR-267 entre Argirita e Marip?

As obras no trecho da BR-267, entre Argirita (Km 27) e Marip? (Km 47), totalmente interditado h? um m?s, come?aram nesta sexta-feira, 6 de fevereiro. Segundo o supervisor do Dnit em Leopoldina, Jos? Paulo Silva Pinto, a empresa contratada j? est? realizando a limpeza do local para montar acampamento. Na pr?xima segunda, dia 9, m?quinas come?am a chegar de Belo Horizonte.

A empresa foi contratada sem licita??o, em car?ter de emerg?ncia. A obra vai custar R$ 2,6 milh?es e deve ser conclu?da em at? seis meses. A expectativa de Jos? Paulo ? que entre 20 dias e um m?s, parte do trecho seja liberado para a passagem. H? duas op?es de desvio. O motorista pode passar por Juiz de Fora, Goian?, Rio Novo, Cataguases e Leopoldina, o que aumenta o percurso em 50 quil?metros. A outra op??o ? passar por Juiz de Fora, Tr?s Rios, Al?m Para?ba e Leopoldina, com acr?scimo de cem quil?metros.

Trecho da BR-356, pr?ximo a Muria? tamb?m ? reparado

O bueiro que se rompeu no km 244 da BR-356, entre Muria? e Erv?lia, foi reparado pelo Dnit. O tr?fego foi liberado em meia pista. Segundo Jos? Paulo, a obra foi feita de forma prec?ria e ser? melhorada aos poucos.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes