Semana Nacional do Tr?nsito será marcada por diversas atividades em JF

Por

Semana Nacional do Tr?nsito ser? marcada por diversas atividades em JF
Terça-feira, 17 de setembro de 2013, atualizada às 16h06

Semana Nacional do Trânsito será marcada por diversas atividades em Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter

Nesta quarta-feira, 18 de setembro, começam as atividades comemorativas da Semana Nacional do Trânsito em Juiz de Fora. Com o tema Álcool, drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas, a programação se estende até o dia 25, com a realização de ações que visam à conscientização dos diversos atores do trânsito.

De acordo com a presidente da Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), Cláudia Ferreira, o "objetivo principal é mobilizar as pessoas com relação as questões do transito, despertando a responsabilidade de cada um", afirma.

A abertura oficial ocorre a partir das 8h no auditório da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª Risp), no bairro Nova Era, onde será oferecido um café da manhã ao público presente, bem como apresentado estatísticas sobre a realidade do trânsito pelo Corpo de Bombeiros Mililtar. Além disso, será lançado os projetos Nenhuma Gota e CNH para Motos, que tem como público-alvo os novos condutores habilitados na categoria A. "Eles vão passar por um treinamento sobre a realidade de Juiz de Fora, referente aos locais de acidentes, número de pessoas envolvidas, condições das vias. A intenção é conscientizar sobre os locais mais característicos de acidente na nossa cidade", explica Cláudia.

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), em parceria com a Viação Santa Luzia, promove, também nesta quarta-feira, uma ação que irá adesivar de 125 ônibus da empresa. A ideia é ampliar a campanha Faixa de pedestres, eu respeito, abrangendo não somente o pedestre e condutores de veículos particulares, como também motoristas de coletivos urbanos. Os veículos serão adesivados no final do expediente dos motoristas, quando os carros chegam na garagem.

Na quinta-feira, 19, e sexta-feira, 20, as atividades serão realizadas no parque Halfeld, com ginástica laboral para idosos, campanhas educativas, atividades recreativas e esportivas, e apresentações do canil da Polícia Militar, fanfarras da Escola Militar (CTPM) e do Exército, das bandas da PM e do Exército, além de simulação de acidente automobilístico, realizado pelo Corpo de Bombeiros.

Blitzen educativas

A presidente da Comset destaca ainda as blitzen educativas que ocorrerão em alguns locais da cidade, principalmente para detectar o grau etílicos das pessoas. "Será uma maneira de mostrar às pessoas se elas estão em condições de receber ou de dar carona", revela.

O primeiro lugar a receber os trabalhos será a feira livre do bairro São Mateus, nesta quarta-feira, com foco no público idoso. No dia 19, a ação será na praça de Benfica, com o apoio do Centro de Convivência do Idoso do bairro. Já no dia 20, os trabalhos estarão concentrados na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com a parceria dos guardas de segurança do campus. No dia 23, as atividades estarão localizadas na praça do Bandeirantes, com o apoio da Viação Santa Luzia. Dia 24, na praça em frente ao Cemitério Municipal e, no dia 25, em frente à Settra, na rua Maria Perpétua, 72, bairro Ladeira.

Outras ações

O sábado, 21, será marcado pela caminhada em comemoração pelo Dia Mundial pela Paz, saindo do Museu Mariano Procópio às 9h. E o domingo, 22, abrange outros públicos com passeios promovidos pelos Motoclubes de Juiz de Fora, grupos de ciclistas e associações de skatistas que irão até o bairro Bom Pastor.

Na segunda-feira, 23, será realizada a Transitolândia no 2º Batalhão de Polícia Militar, no bairro Santa Terezinha, onde estarão presentes idosos, escolas, o SESC/JF e funcionários do transporte coletivo. Na terça, 24, uma blitz envolverá vários outros parceiros da Comset, caso da OAB, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Entre os dias 23 e 25, a Settra vai testar faixas exclusivas para circulação de transporte coletivo urbano na avenida Getúlio Vargas. Nesse período, serão três faixas de rolamento para ônibus e uma para os demais veículos, sentido rua São Sebastião/avenida Presidente Itamar Franco. A alteração será realizada entre 17 e 19 horas.

A semana será encerrada na quarta, 25, com uma caminhada Respeito no trânsito é a gente que faz, com concentração no Largo do Riachuelo, a partir das 16h. "A semana é direcionada a todos os públicos, pois todos nós somos atores do trânsito, da criança ao idoso", afirma. Confira a programação completa.

Grupo Mobilicidade também realiza ação de conscientização

A Organização Não Governamental (ONG) Mobilicidade JF, que incentiva a utilização de veículos não motorizados, também realiza ações em comemoração a semana. Entre os dias 16 e 19 de setembro, será realizada a Campanha de Educação no Trânsito, com distribuição de panfletos educativos e aplicação de pesquisas em alguns pontos da cidade. Todas as ações têm início às 12h, de acordo com o cronograma abaixo.

Segunda-feira (16) – esquina da rua Halfeld com avenida Rio Branco;

Terça-feira (17) – esquina da avenida Getúlio Vargas com avenida Independência

Quarta-feira (18) - Esquina da rua São Mateus com a Monsenhor Gustavo Freire (Igreja de São Mateus)

Quinta-Feira (19) - Esquina da rua Halfeld com avenida Rio Branco

Desafio Intermodal

No dia 20 de setembro, sexta-feira, será realizado o desafio intermodal, partindo do posto de gasolina Bom Clima, às 17h30, seguindo até a Praça do Bom Pastor. A atividade tem o objetivo principal de avaliar qual a maneira mais rápida, econômica e prática para se deslocar no trânsito comum da cidade. O deslocamento é realizado por voluntários em diferentes modais de transporte (carro, moto, a pé, ônibus e etc), individuais ou coletivos, motorizados ou não.

No dia 21 de setembro, sábado, será o dia da Vaga Viva, atividade onde a área destinada para o estacionamento de um ou mais carros transforma-se em um espaço público voltado para a convivência, o lazer e áreas verdes. A previsão é para ocupar duas vagas na rua Brás Bernardino, a partir das 7h da manhã, sendo uma vaga será destinada ao estacionamento de bicicletas, e a outra será temporariamente um novo centro de convivência.

No domingo, 22, a ONG pretende comemorar o Dia Mundial Sem Carro, seguindo a programação da Funalfa.