Por

Bens Tombados em JF
Conhe?a um pouco do patrim?nio hist?rico de Juiz de Fora

Djenane Pimentel
17/08/04

A preocupa??o em resgatar e preservar nossas ra?zes hist?ricas levou a cria??o de um dia para comemorar o Patrim?nio Hist?rico. Como em Juiz de Fora h? muitos deles pela cidade, resolvemos destacar alguns. Se voc? quiser ver mais fotos, clique no caderno Xiis! para conferir.


Centro de Estudos Murilo Mendes
O patrim?nio foi constru?do por volta da d?cada de 20 para servir como resid?ncia ao casal Casemiro Villela de Andrade e Esm?ria Martins Villela de Andrade. Com a morte deles, os filhos venderam-no para a UFJF, que instalou ali a Faculdade de Filosofia e Letras, na d?cada de 70. Hoje, abriga o Centro de Estudos Murilo Mendes.


Col?gio Santa Catarina
As irm?s da Congrega??o Sta. Catarina chegaram ? cidade em 1900 para ministrarem aulas ?s crian?as da Col?nia Alem? e lecionaram at? 1907, quando se afastaram das salas de aula. Em 1908, a Congrega??o adquiriu um terreno no Morro do Gratid?o (atual Av. dos Andradas) e l? construiu o Col?gio Santa Catarina.



Esta??o Ferrovi?ria de Juiz de Fora
O pr?dio da Esta??o Central ? um dos mais significativos cart?es postais de JF, e continua sendo um dos cen?rios preferidos para a realiza??o de obras de artistas. O edif?cio original da "Esta??o do Centro" sofreu sua primeira interven??o em 1883, quando foi ampliado, e a segunda em 1902, quando adquiriu sua conforma??o atual.


Associa??o Comercial de Juiz de Fora
Em 1896, um grupo de comerciantes e industriais se reuniu, visando criar uma entidade que zelasse pelos interesses dos comerciantes locais, onde foi sugerida a funda??o da Associa??o Comercial, ato efetivado em 1897. A constru??o da Associa??o Comercial marcaria a segunda fase de ocupa??o do largo da Pra?a da Esta??o.



Banco Cr?dito Real de Minas Gerais
O Banco de Cr?dito Real foi criado em 1888, com o objetivo de proporcionar ? lavoura de Minas Gerais meios mais f?ceis de realizar empr?stimos sobre hipoteca e penhor agr?cola dos fazendeiros. A inaugura??o oficial data de 05 de setembro de 1889.
O edif?cio ? a terceira sede do banco e foi inaugurado em 30 de junho de 1931.


Usina de Marmelos
Primeira Usina Hidrel?trica da Am?rica do Sul, inaugurada em 1889. Foi constru?da por iniciativa de Bernardo Mascarenhas, que desejava utilizar energia hidrel?trica em sua f?brica (Companhia T?xtil Bernardo Mascarenhas) e na ilumina??o da cidade. Uma pequena torre de se??o quadrada e telhado de quatro ?guas marcam a constru??o.



Castelinho da CEMIG
O edif?cio da Cia. Mineira de Eletricidade, denominado "Castelinho", foi constru?do em 1890, quando ocorreu a inaugura??o do motor el?trico, que iria ser colocado na f?brica Bernardo Mascarenhas como for?a propulsora. A edifica??o, em dois pavimentos, apresenta revivesc?ncia da arquitetura medieval.


Museu Mariano Proc?pio
O projeto e a constru??o do Castelo s?o apontados como sendo de autoria do arquiteto alem?o Carlos Augusto Gambs. Nesse per?odo, a fam?lia de Mariano Proc?pio residia numa casa localizada no terreno onde hoje est? localizada a sede da 4? Regi?o Militar e decidiu construir o Castelo para abrigar a fam?lia Imperial que viria ? cidade.



Cine-Theatro Central
Edif?cio de indiscut?vel beleza para a cidade, o Teatro Central constitui um grandioso exemplar ecl?tico, datado do final da d?cada de 20. Est? localizado estrategicamente no cora??o da cidade, no centro da Halfeld, uma de suas principais ruas. Pode ser considerado o "painel de fundo" do largo onde est? implantado, sendo precedido por edif?cios que funcionam como "cart?es de visitas".



Reparti?es Municipais
O pr?dio constitui um ambiente que remonta a uma parcela do passado de JF, representando assim um referencial hist?rico marcante. O n?cleo original, voltado para a Av. Rio Branco, foi constru?do em 1918. A primeira amplia??o ocorreu em 1934, mantendo-se as mesmas caracter?sticas arquitet?nicas. A ?ltima amplia??o deu-se em 1944, na ?rea interna.


* Informa?es retiradas do site da Funalfa - www.funalfa.art.br