JF ganha viatura destinada ao atendimento de ocorrências de tr?nsito

Por

JF ganha viatura destinada ao atendimento de ocorr?ncias de tr?nsito

Juiz de Fora ganha viatura destinada ao atendimento de ocorrências de trânsito

Com o objetivo de desafogar o tráfego e dar agilidade ao atendimento de acidentes, PM e Settra lançaram o Sistema Integrado de Atendimento ao Trânsito (Siat)

Nathália Carvalho
Repórter
5/9/2012

A Polícia Militar (PM), em pareceria com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), lançou, na manhã desta quarta-feira, 5 de agosto, o Sistema Integrado de Atendimento ao Trânsito (Siat), uma viatura especialmente destinada à prestação deste serviço na cidade. A solenidade ocorreu no Pelotão de Trânsito, localizado no bairro Granbery, e contou com a presença de representantes da PM, Settra, Astransp e do Conselho Municipal de Segurança no Trânsito (Comset).

O objetivo do Siat é atender as ocorrências registradas com maior rapidez, oferecendo agilidade ao trânsito e aos próprios atendimentos. Segundo comandante da 4ª Região da Polícia Militar, coronel Ronaldo Nazareth, o veículo terá competência para realizar a formalização do Boletim de Ocorrência (BO) de acidentes sem vítimas no próprio local do ocorrido. "A ideia é otimizar o atendimento, oferecendo conforto e comodidade aos motoristas, por meio de uma viatura equipada com os materiais necessários para o registro do acidente", explica.

Dentro do Siat, haverá um notebook com acesso à internet, um agente de trânsito e um policial militar, além da figura do mediador, profissional que irá buscar formalizar acordo entre as partes, solucionando eventuais conflitos. "Estamos buscando junto às universidades a pessoa que ainda irá compor a equipe como intermediário. Acredito que será um profissional ligado ao Direito ou à Psicologia, pela experiência em lidar com esses tipos de situações de conflitos pessoais", pontua Nazareth.

De acordo com as informações repassadas pela PM, o carro do Sistema Integrado será apoiado caso a demanda necessite de reforço e caberá aos servidores do Siat acionar as viaturas da Patrulha de Trânsito (Patran) se for verificado que o fato registrado se trata de acidente com vítima fatal ou relativo a crimes de trânsito, por exemplo.

Ocorrências em JF

Os textos são revisados por Mariana Benicá