Por

Volta ?s aulas
O ano letivo para pais e escolas come?a bem antes do calend?rio oficial. Muitas coisas s?o planejadas antes dos alunos voltarem ? ativa



S?lvia Zoche
23/02/05


O tenente Jos? Augusto Alves da Silva, da 30? Cia de Pol?cia Militar, fala sobre o GOE ter sido desativado. Clique e ou?a!

Como o carnaval de 2005 foi no in?cio do m?s de fevereiro, as aulas se iniciaram depois da festa. Mas, para os pais, a volta ?s aulas come?ou bem antes. ? compra de material escolar (haja sola de sapato para pesquisar), carta do col?gio avisando sobre o cronograma do novo ano, mensalidade e matr?cula, transporte escolar... Al?m disso, h? a preocupa??o com a seguran?a do filho dentro e fora da escola, seja esta particular ou p?blica.

A correria do dia-a-dia nem sempre deixa os pais participarem, o tanto quanto gostariam, da vida escolar dos filhos. Mas quando abre uma brecha, n?o perdem a oportunidade. A coordenadora de uma escola, Maria Rinaldi Carvalho Ven?ncio (foto abaixo), diz que os pais os procuram, principalmente, quando o filho passa da 4? para a 5? s?rie ou do Ensino Fundamental para o Ensino M?dio. "? como se f?ssemos os pais deles. N?s os deixamos mais tranq?ilos", diz.

Mas o trabalho das escolas tamb?m come?a antes dos alunos voltarem ?s salas de aula. "Temos que preparar as grades de hor?rios, nos reunir com os professores antes das aulas come?arem. Quando as aulas come?am, fazemos um tour pela escola com os novos alunos. Todos os funcion?rios s?o apresentados para que os estudantes possam conhec?-los. Mas tudo isso ? programado com anteced?ncia, por organiza??o e seguran?a", diz.

A quest?o seguran?a ? um dos fatores mais procurados pelos pais, de acordo com Rinaldi. "Al?m de saber da proposta de ensino da escola, eles querem saber da seguran?a interna e externa. Alguns alunos nossos, por exemplo, v?m do Norte e Nordeste do pa?s. Para eles, ? importante saber que o filho est? protegido no col?gio".

Seguran?a
At? o ano passado, a 30? Cia de Pol?cia Militar de Juiz de Fora, disponibilizava o servi?o de prote??o ?s escolas atrav?s do Grupo de Opera?es Escolares (GOE). De acordo com Rinaldi, o servi?o do GOE ajudava muito na vigil?ncia. "Quando a gente observava algo estranho em volta da escola, n?s lig?vamos e eles nos atendiam na hora. Ajudava muito".

A prote??o acontecia desde a travessia das crian?as na entrada e sa?da das aulas, at? o acompanhamento de turmas a visita??o de museus. S? que o servi?o foi desativado. "Agora, a gente n?o sabe para onde ligar. Ligar para o 190 n?o ? a mesma coisa", analisa Rinaldi.

A equipe da ACESSA.com foi ? 30? Cia de Pol?cia Militar e conversou com o tenente Jos? Augusto Alves da Silva.

O tenente explicou que o GOE n?o foi totalmente desativado, porque o trabalho nas escolas continua. "O GOE atuava nos limites da 30? Cia e as outras ?reas da cidade n?o recebiam a mesma assist?ncia. O trabalho da Pol?cia Militar ? estar em todos os cantos. Por isso continuamos com o trabalho, n?o s? a 30? Cia. ? s? nos chamar", afirma.

O outro argumento do tenente ? que o crime est? se aperfei?oando e ? necess?rio que a equipe da pol?cia se adeque ?s novas necessidades. "A equipe de opera?es escolares deve estar em outras miss?es, al?m das escolas". Mas o tenente avisa que o Programa Educacional de Resist?ncia ?s Drogas (PROERD) est? chegando ? Juiz de Fora. "Ele atua dentro das escolas com um contato muito mais pessoal, muito mais presente, porque envolve palestras para professores, pais e alunos".

A escola que quiser se inscrever deve entrar em contato com a Pol?cia Militar e pedir para se inscrever no programa. "? claro que as escolas que estiverem mais pr?ximas de ?reas de viol?ncia, est?o mais propensas ao contato com as drogas. Portanto, essas escolas ter?o prioridade", explica.

Tr?nsito
Outro cuidado importante ? na entrada e sa?da das escolas: a hora de atravessar as ruas. O grande n?mero de transportes escolares, pais deixando os filhos de carro ajudam a aumentar a confus?o. A Pol?cia Militar at? ajuda na travessia de pedestres neste hor?rios. Mas, para o tenente Augusto, isso deve ser responsabilidade da prefeitura.

Por enquanto, de acordo com a assessoria do Gettran, os col?gios da cidade que possuem guardas de tr?nsito s?o: Col?gio dos Jesu?tas (Av. Indeped?ncia, 1600), Col?gio Stella Matutina (Av. Independ?ncia, 905), Escola Estadual Duque de Caxias (Av. Bar?o do Rio Branco, 3310), Escola Estadual Fernando Lobo ( R. S?o Mateus, 784), Escola Estadual Henrique Burnier (R. Os?rio de Almeida, 976) e Escola Estadual Professor Quesnel, nos hor?rios de 6h45 ?s 7h30, de 12h ?s 13h30 e de 17h ?s 18h. "Acredito que outras escolas ter?o apoio da fiscalia??o de tr?nsito", diz o tenente.