Como escapar da Gasolina adulterada

Por

Como escapar da gasolina adulterada Teste da proveta pode ser pedido nos postos para
saber a qualidade da gasolina

*Guilherme Oliveira
Colabora??o
11/07/2007

Dados da Ag?ncia Nacional do Petr?leo, G?s Natural e Biocombust?veis (ANP) mostram que de 1999 a 19 de junho de 2007, 160.640 postos de gasolina foram fiscalizados, sendo que 48.566 estabelecimentos sofreram algum tipo de infra??o e 7.878 foram interditados.

Em Minas Gerais, 127 revendedores foram autuados e /ou interditados por qualidade de combust?vel, cinco casos aconteceram em Juiz de Fora, treze a menos que a capital Belo Horizonte.

A conhecida gasolina "batizada", que possui mais ?lcool ou mais solvente que a lei permite no combust?vel, ? a maior preocupa??o dos propriet?rios de ve?culos automotores, sendo a ANP a respons?vel pela regula??o, contrata??o e fiscaliza??o das atividades econ?micas integrantes da ind?stria do petr?leo.

Carro "engasgando", entupimento do bicos injetores, do filtro de combust?vel e perca de pot?ncia s?o alguns problemas causados por este tipo de gasolina. "Temos que fazer a limpeza do bico, regula??o do motor...e isso fica em R$ 200 s? a m?o de obra, fora as pe?as", diz o mec?nico Odilon Amorim, que trabalha no setor h? 40 anos e que atende casos como este quase todos os dias.

V?tima da gasolina adulterada, o aut?nomo Jos? Dutra aconselha os consumidores a terem informa?es sobre o posto de gasolina. "Sempre me preocupei com a qualidade, fui ver pre?o e "dancei". O carro come?ou a falhar, o motor ficou rateando", conta Jos? Dutra, que n?o denunciou o posto. "Seria o correto", completou.

Credibilidade

Jos? Dutra foi alvo, mas o engenheiro civil Adamastor Pereira (foto ao lado) teve essa preocupa??o quando chegou ? cidade em 1980 e por isso nunca teve problemas.

"Quando cheguei em Juiz de Fora, eu procurei saber com meu vizinho que era carreteiro de combust?vel quais postos eram confi?veis e nunca tive problemas, abaste?o no mesmo lugar h? 27 anos", conta.

Caso o consumidor tenha alguma suspeita do local onde est? abastecendo o carro, ele tem o direito de pedir o teste de teor de ?lcool na gasolina, mais conhecido com "teste da proveta", sempre que achar conveniente e o posto obriga??o de faz?-lo.

"Em m?dia, duas pessoas pedem esse teste durante o ano", diz Fl?vio Mascarenhas, gerente de um estabelecimento no centro de Juiz de Fora que alegou a credibilidade do estabelecimento pelos poucos pedidos.

Al?m do teste, de acordo com a ANP algumas medidas simples devem ser feitas para o consumidor se precaver.

Exigir a nota fiscal para garantir o conhecimento da origem do combust?vel no tanque e ficar atento. Todo o posto deve ter vis?vel o telefone da ANP e a bandeira. A marca da distribuidora no caminh?o, que abastece o posto, deve ser igual ? informada na bomba.

Toda e qualquer den?ncia deve ser feita ? ANP que poder? autuar o estabelecimento, lacrar a bomba ou at? mesmo fechar o posto.

Dicas
  • Como proceder em caso de suspeita de adultera??o dos combust?veis?
  • Denunciar o posto revendedor de combust?vel ? ANP na se??o Fale com a ANP ou pela Central de Atendimento 0800 970 0267(liga??o gratuita). Para registrar a sua den?ncia, necessitamos do maior n?mero de informa?es poss?vel sobre o agente econ?mico, como CNPJ, raz?o social, endere?o, distribuidora, e a descri??o do ocorrido. Para isso, ? importante ter a nota fiscal.

  • Quais os procedimentos para obter ressarcimento em caso de danos causados ao ve?culo por combust?vel adulterado?

  • A ANP protege os interesses dos consumidores fiscalizando, autuando e interditando postos em caso de irregularidades comprovadas. Entretanto, a defesa de direitos dos consumidores quanto a eventuais danos causados a seu ve?culo n?o ? de compet?ncia da ANP. Assim, para pedidos de ressarcimento, o cidad?o dever? obter orienta??o dos ?rg?os de defesa do consumidor (Procon ou Minist?rio P?blico, caso n?o exista Procon em sua cidade).

    *Fonte: ANP


*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF