Por

? Carnaval

Ainda que faltando um bom tempo para a folia j? respiramos o ar do Carnaval. Lojas j? se decoram com este tema, a cidade come?a a se organizar para as festas, blocos come?am a ensaiar, escolas de samba preparando suas fantasias, alegorias e carros, as pessoas organizando seus dias de folga. Enfim, a mobiliza??o para a maior festa do Brasil j? ? sentida muito antes desta mesma.

A m?sica ocupa um lugar especial nessa prepara??o, pois ela ? de uma maneira a identidade mesma do Carnaval. Como n?o h? um s? carnaval brasileiro, assim tamb?m a m?sica reflete esta variedade e reflete toda a riqueza musical do Brasil: ? frevo, ? samba-can??o, ? samba de enredo, ? marcha, ? batuque, ? samba de partido alto, ? pagode. A enumera??o ? imensa e mape?-la pelo Brasil todo ? tarefa j? feita por music?logos e apenas confirma o "po?o sem fundo" que ? a m?sica brasileira.

Mas quais s?o as m?sicas do Carnaval 2006? N?o pergunto pelos sambas de enredo das Escolas famosas, esses a TV nos apresenta sempre. Pergunto pelas m?sicas que marcar?o este carnaval, que o far? especial, memor?vel. Porque assim sempre foi. Onde est?o as marchinhas de carnaval? Onde est?o os novos Braguinhas, Mario Lagos, Ataulfos, Chacrinhas? E os sambas, onde os novos? Onde est?o os novos Cartolas e Nelsons (Cavaquinho e Sargento)?

Os sambas de enredo conseguem a cada ano se tornar mais aborrecidos, repetitivos, com f?rmulas f?ceis e pobres. J? n?o ? preciso ouvi-los antes para saber cant?-los. Tr?s ou quatro linhas mel?dicas unidas a esmo, de acordo com o texto dado, e tem-se um samba de enredo. ? mais f?cil lembrar de um samba dos anos 80 que um dos ?ltimos 5 anos. Onde anda a criatividade que nos deu sambas como a homenagem da Portela a Pixinguinha (Pizindin, Pizindin, Pizindin/ ? assim que a vov?/Pixinguinha chamava/ menino bom, em sua l?ngua natal/menino bom que se tornou imortal...), ou outras tantas p?rolas como o "bumbumpaticumbumprucurundum"? E n?o vou come?ar a listar outros tantos.

E as marchinhas, onde est?o? Um g?nero fant?stico esse, que re?ne s?ntese e flu?ncia. Em uma m?sica pequenininha, em geral com um refr?o e uma melodia estr?fica uma hist?ria inteira ? contada, com um humor fin?ssimo e cortante. N?o conhe?o marchas novas e me d? saudade do "Abre Alas", do "?ndio quer apito" e "? dos carecas que elas gostam mais", da "Mulata bossa-nova", do "O teu cabelo n?o nega mulata", da "Maria Sapat?o". Essa ?ltima do genial Chacrinha que tamb?m fez "ajoelhou tem que rezar" e "bota a camisinha". E quando o baile ia chegando ao fim, j? com a aurora, as marchas-rancho, pra gente ir embora mais traquilo: "Estrela D'alva", "Bandeira Branca" e "este ano n?o vai ser igual aquele que passou..."

Mas parece que este ano vai ser igual ao que passou, igual aos ?ltimos que passaram. Vamos ter que nos contentar com mais uma "super criativa e original" inven??o do genu?no "Ax? Music", uma dan?a at? ent?o nunca vista, com uma coreografia digna de malabaristas e com uma poesia fina, sens?vel e inteligente, cantada por artistas com vozes lindas cujo atributo musical s? n?o ? compar?vel aos seus m?sculos gl?teos. Pois ?, qual ? a m?sica do carnaval deste ano?

Vou pensando nisso e ouvindo "um lencinho n?o d? pra enxugar/ o rio de l?grimas que eu tenho pra chorar..."

Um feliz carnaval musical, ainda espero.